GT Ferroviário faz primeira reunião do ano
Brasília, DF (11/01/2011) – O Grupo de Trabalho (GT) de Turismo Ferroviário, coordenado pelo Ministério do Turismo, se reúne no próximo dia 27, em Brasília. Nessa primeira reunião do ano, o GT vai discutir os projetos de implantação de trens turísticos nos municípios de Santa Maria (RS) e São Carlos (SP).
Os projetos das cidades gaúcha e paulista serão os primeiros a passarem pela avaliação do GT, instituído em março de 2010. “Em menos de um ano de funcionamento, o GT Ferroviário conseguiu avanços importantes. Entre eles, podemos destacar a edição de uma cartilha com orientações para a apresentação de projetos de trens turísticos e culturais”, afirma o diretor de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do MTur, Ricardo Moesch.
O GT reúne os vários órgãos governamentais que tratam da administração, patrimônio, operação e outros assuntos relacionados ao transporte ferroviário. Composição que, segundo Moesch, simplifica e permite mais celeridade nos trâmites para a implantação de novos projetos de turismo ferroviário no país.
Entre os integrantes do GT estão os Ministérios do Turismo e dos Transportes, Instituto do Patrimônio Artístico Nacional (Iphan), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Secretaria de Patrimônio da União (SPU), além da inventariança da extinta Rede Ferroviária Federal (RFFSA).