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Produtos da agricultura familiar no mercado turístico

Representantes dos três setores discutiram o tema nesta sexta-feira
  • Publicado: Sexta, 02 de Outubro de 2009, 14h20
  • Última atualização em Sexta, 02 de Outubro de 2009, 15h38
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Quem nunca viajou e trouxe uma lembrança do destino visitado? Bebidas, doces e artesanato são alguns dos produtos que voltam na bagagem de boa parte dos turistas que viajam pelo Brasil. Pensando nisso, representantes do Ministério do Turismo (MTur), do Meio Ambiente (MMA), do Desenvolvimento Agrário (MDA), do Sebrae, de entidades de classe e da iniciativa privada discutiram, nesta sexta-feira (02), medidas para inserir esses e outros produtos da agricultura familiar nas malas dos viajantes e no consumo de empreendimentos turísticos.

Durante a reunião, que aconteceu em Brasília, os participantes apresentaram idéias e colocaram em discussão entraves e possíveis soluções para que produtos dos agricultores familiares sejam comercializados nos destinos turísticos brasileiros. E mais, para que as propriedades rurais também se tornem atrativos turísticos.

Para o diretor de Geração de Renda do MDA, Arnoldo Campos, a união do turismo com a agricultura gera benefícios para todas as áreas envolvidas. “Para o agricultor, é um novo mercado e um incremento na renda. Já o turista, adquire um produto novo, fresco, e com identidade regional. E o empreendedor, economiza com a compra direta, sem atravessadores, além de ganhar uma imagem de responsabilidade sócio-ambiental”, explicou Campos.

A diretora de Qualificação, Certificação e de Produção Associada do MTur, Regina Cavalcante, complementa que o mercado turístico tem grande receptividade e que a reunião de hoje foi o ponto de partida para o envolvimento de toda a cadeia turística. “Se conseguirmos convencer o nosso operador, por exemplo, a agregar esse produto ao pacote dele, isso pode gerar um pernoite a mais. E um pernoite impacta a economia intensamente. É o pipoqueiro que vende mais um saco de pipoca, é o taxista que faz uma corrida a mais, é o motoboy que faz mais uma entrega. Todo mundo ganha”.

Os participantes do encontro aprovaram a iniciativa. Camila Goulart Borges, representante da Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (FNHRBS), disse que o mercado esperava por isso. “Acho fundamental essa conversa entre as áreas e parabenizo o Ministério do Turismo por medidas como essa, que sempre contribuem para o fomento do turismo nos mais diversos segmentos”, acrescentou.

A Coordenadora Geral de Segmentação, Sáskia Lima, informou que nos próximos meses serão feitas reuniões individuais com as entidades envolvidas para a elaboração de um projeto que contemple as duas áreas.
 

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