Promoção turística internacional será apresentada no Paraná
Brasília, DF – Amanhã (27), o Ministério do Turismo e o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), em parceria com a Paraná Turismo, a Secretaria de Turismo do Paraná e o Sebrae-PR, vão realizar, em Curitiba (PR), o seminário “Promoção Internacional do Turismo no Brasil”. O evento é o segundo de uma série que vai se estender a todos os estados brasileiros e já passou por Belém (PA), em junho.
A iniciativa tem como objetivo divulgar as ações adotadas para promover os destinos brasileiros no exterior e tornar conhecidas as estratégias do “Plano Aquarela 2020”. “Além de mostrar o que está sendo feito para atrair mais turistas, o evento vai contribuir para aproximar a Embratur das instituições estaduais e privadas ligadas ao turismo”, explica Flávio Dino, presidente da Embratur. Para ele, é fundamental alinhar as diferentes ações de promoção desenvolvidas no mercado internacional, para que os resultados sejam mais efetivos.
O seminário terá duração de um dia e, na agenda, estão previstas apresentações sobre o “Plano Aquarela 2020”, a Marca Brasil, o Cadastur (Sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo) e os produtos turísticos paranaenses divulgados no exterior. Também serão ministradas palestras sobre o funcionamento, as ações e as competências de cada área da Embratur. Na parte da tarde, a programação será voltada aos procedimentos de fechamento de convênios e acordos.
O Paraná como destino
Atualmente, os principais produtos turísticos paranaenses promovidos no exterior são Foz do Iguaçu (ecoturismo, aventura e golfe), Curitiba (negócios e eventos) e Ilha do mel (sol e praia). Em 2010, 725.077 turistas internacionais desembarcaram no Paraná, número que supera em 9% o total registrado em 2009, quando 663.237 visitantes estrangeiros entraram no estado