MTur discute turismo para os próximos quatro anos
Nesta quinta-feira (15), o Ministério do Turismo (MTur) promoveu um seminário interno para discutir o Documento Referencial - Turismo no Brasil 2011-2014. O encontro contou com a presença dos coordenadores gerais e diretores do MTur e da Embratur. O ministro do Turismo, Luiz Barretto, abriu o evento.
O Documento Referencial é um diagnóstico detalhado da atividade turística no Brasil e no mundo. Ele apresenta resultados do setor nos últimos anos e traz projeções para o desenvolvimento do turismo nacional nos próximos anos. Além disso, indica propostas para a ação do MTur e demais parceiros do poder público e da iniciativa privada.
Para o diretor do Departamento de Planejamento e Avaliação do Turismo do MTur, José Augusto Falcão, “esse seminário consolida um processo de participação de todo o ministério, a partir do envolvimento de representantes de todas as secretarias e da Embratur. Trata-se de algo coletivo e que também contou com o envolvimento do Fornatur e do Conselho Nacional de Turismo para a sua elaboração”, avalia.
Para Falcão, este documento é uma reflexão sobre o turismo no Brasil, tanto do ponto de vista do mercado doméstico quanto internacional. Segundo o diretor, o Documento Referencial é composto por um Diagnóstico; Cenários e Projeções; e Proposições, de maneira a pensar o país nos próximos anos, seja por meio de ações do poder público ou da iniciativa privada.
No seminário, a versão preliminar do documento foi apresentada. A elaboração foi coordenada por um Comitê Gestor, que tem se reunido periodicamente. Ele é formado por representantes do MTur, Embratur, Conselho Nacional do Turismo (CNT) e do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur). A equipe é assistida por um Grupo Executivo, composto pela equipe técnica do Departamento de Planejamento e Avaliação do Turismo (DEPAT) e assessorada por consultores da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Para subsidiar a elaboração do documento, foi realizada em dezembro de 2009 a Conferência sobre o Ambiente Macroeconômico Nacional e Internacional, na sede da FGV, no Rio de Janeiro. A previsão é que ainda em abril o documento seja apresentado para ex-ministros do Turismo para discussão, análise e incorporação de contribuições. O Documento Referencial consolidado deve ser lançado em junho de 2010, durante reunião do CNT.