MTur discute ações para novo plano de marketing
Claudia Sanz
Equipes técnicas do Ministério do Turismo e da Embratur, e ainda representantes das operadoras de turismo, estiveram reunidos nesta quarta-feira (22), em Brasília, para dar andamento à construção do novo Plano de Marketing Turístico do Brasil – Plano Experiências do Brasil. A proposta deverá ser apresentada oficialmente em dezembro, após uma última fase de consulta aos estados, que deve acontecer no mês de novembro.
O ministro do Turismo, Vinicius Lages, abriu o encontro falando que o momento do turismo brasileiro exigia uma mudança de estratégias na divulgação do país e que isto estava sendo construído com a elaboração desse plano. “Nosso desafio é criar uma cadeia de valores que agrege um atrativo aos investimentos internacionais, e ainda que possamos criar uma marca forte, e trabalhar o marketing e a gestão destes produtos de forma mais eficaz”, disse.
Já o secretário nacional de Políticas de Turismo, Vinicius Lummertz, lembrou que é preciso usar as novas tecnologias, buscar propostas inovadoras e agregar outros valores aos destinos. Por último, o presidente da Embratur, Vicente Neto, disse que o momento era propício a rever as atribuições da autarquia e falou: “não podemos mais dissociar o marketing de promoção internacional do Brasil com a promoção nacional”.
O trabalho foi conduzido por um dos consultores responsável pelo planejamento estratégico do plano, Richard Alves, e também pela diretora de marketing do MTur, Luciana Paiva Fernandes. Segundo ela, o plano de marketing vai servir como orientador para o MTur, além de órgãos estaduais e municipais de turismo, setor empresarial e instituições envolvidas na missão de “fazer o brasileiro se apaixonar pelas experiências de viagem no Brasil”.
O Plano Experiências do Brasil é fruto de um processo que já envolveu mais de 600 pessoas em reuniões e oficinas, e também consultas e pesquisas de informações em órgão oficiais do turismo dos estados, entidades empresarias, instituições de ensino, lideranças, e processado pelas consultorias Barcelona Media Inovação e a Petrocchi Consultoria.
O primeiro passo da consultoria foi realizar uma pesquisa com mais 3.200 turistas e grupos focais em nove cidades brasileiras, além de 40 operadoras e agências de viagem para fazer um um diagnóstico do setor, identificando qual era a demanda turística que o país tem hoje, e quais são as ofertas de destinos e produtos.
Em julho, este diagnóstico foi apresentado e iniciaram-se as discussões da formulação do planejamento estratégico, apresentado nesta quarta-feira, e que tem como objetivo ampliar e diversificar o consumo turístico no mercado nacional; incrementar a qualidade e competitividade dos produtos e destinos; e implementar mecanismos efetivos para a cooperação público privada.
Na parte da tarde, os participantes da oficina tiveram a oportunidade de dar sugestões sobre como o plano deverá ser operacionalizado e quais ações são prioritárias para a efetivação do plano. Em novembro, na reunião do Fórum Nacional dos Dirigentes e Secretários Estaduais de Turismo (Fornatur) as propostas serão apresentadas aos estados, com recolhimentos também novas sugestões para o lançamento oficial do Plano e sua aplicação a partir de dezembro.
Clique nos respectivos nomes para ouvir comentários de Vinicius Lages, Vinicius Lummertz, Vicente Neto e Luciana Fernandes sobre os objetivos do novo plano de marketing do MTur.