Crenças, cheiros e sabores
O aroma das mangas, do cupuaçu e das ervas do mercado Ver-o-Peso é um convite ao paladar em Belém (PA). O destino contemplado pelo projeto Economia da Experiência está representado no estande Tour de Experiências até esta sexta-feira (23), durante a Feira das Américas (Abav 2009), no Riocentro (RJ).
“Só Deus Pode Comigo” e “Segura Marido” são exemplos de essências de raízes e ervas da região comercializadas no mercado Ver-o-Peso, representado no estande. O mercado é uma atração da Rota Belém de Todos os Sentidos formatado pela agência Vitória Régia Turismo participante do projeto Economia da Experiência.
O objetivo do projeto é capacitar os empreendedores locais dos destinos para que valorizem, na formatação dos roteiros, a cultura, o artesanato, a história, tudo que é único e remete a algo original do lugar visitado.
A diretora da agência Vitória Régia Turismo, Socorro Graça, guia de turismo regional há sete anos, ressalta que “agarrou a idéia do programa com unhas e dentes”: “como trabalho com turismo há muitos anos, eu percebia que o turista queria mais que ver a cidade, saber como o açaí e o tucupi – líquido extraído da mandioca – são preparados; não só passear de barco, mas também pescar um peixe”, ressaltou. Para tanto, a agência formatou a Rota Belém de Todos os Sentidos para que o turista desperte os cinco sentidos em um misto de descoberta e prazer.
Mas não só de sentidos é feita Belém, tendo como quintal a Floresta Amazônica e toda sua exuberância natural, a cidade oferece a Rota Belém, bonita por natureza, para que o turista possa desfrutar as belezas naturais da cidade como a Ilha de Mosqueiro, banhada pela baía de Marajó e suas praias de ondas.
Além disso, o turista poderá explorar a arquitetura seiscentista dos casarões seculares do bairro da Cidade Velha, berço da capital, onde se encontra o Complexo Feliz Lusitânia, composto pelo Forte do Presépio, Museu do Encontro, Casa das Onze Janelas, Igreja de Santo Alexandre, Museu de Arte Sacra, Catedral da Sé e Estação das Docas e o Espaço São José Liberto, onde as jóias amazônicas são lapidadas e expostas para abrilhantar ainda mais a chegada.
Além de Belém, Petrópolis (RJ), Costa do Descobrimento (BA), Bonito (MS) e Região da Uva e Vinho – Serra Gaúcha (RS) são destinos contemplados pelo projeto e já oferecem aos turistas produtos diferenciados com base na vivência.
O Economia da Experiência é desenvolvido pelo Ministério do Turismo (MTur) em parceria com o Sebrae Nacional e sob gestão do IMB.
E você, ainda não conhece o Pará?