Cooperação americana
Com o intuito de promover discussões sobre o desenvolvimento do turismo regional por meio da cooperação técnica, a Comissão Regional para as Américas da Organização Mundial de Turismo (CAM) se reuniu em Puerto Iguazu (Argentina), no último domingo (06).
Em sua 51ª reunião, a comissão colabora para a elaboração de estratégias para o fortalecimento institucional dos governos de seus países membros, promovendo seminários, conferências e workshops sobre temas de interesse da indústria turística da região. Segundo Patric Krahl, diretor de Relações Internacionais do Ministério do Turismo (MTur), “a reunião da CAM se consolida como importante instrumento de compartilhamento de conhecimentos e de fortalecimento da cooperação entre os países da região, contribuindo para posicionar o turismo na agenda de desenvolvimento”.
A CAM congrega os 23 países membros da OMT pertencentes ao continente americano: Argentina, Bahamas, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, Honduras, Jamaica, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.
Anualmente, a comissão regional de turismo para as Américas se reúne em um de seus países membros. São analisadas as ações realizadas pela OMT na região, além de serem aprovadas propostas no âmbito do programa de trabalho da Organização. Ela pode reunir-se excepcionalmente duas vezes ao ano, no caso de eleição de representante para o Conselho Executivo, reunião esta que ocorre usualmente antes da Assembléia Geral da Organização.
O Brasil participou, no período de 2003 a 2008, de quatro reuniões da CAM, tendo exercido o cargo de Presidente da comissão nos anos de 2006 e 2007.