Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > Por dentro do SBClass: conheça as estrelas de uma pousada
Início do conteúdo da página

Por dentro do SBClass: conheça as estrelas de uma pousada

O Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem é um passo importante para o avanço do turismo nacional. Você sabe que requisitos uma pousada deve atender para solicitar as estrelas?
  • Publicado: Quarta, 17 de Outubro de 2012, 11h05
  • Última atualização em Segunda, 15 de Outubro de 2012, 11h05
  • Acessos: 474

Brasília (DF) – Quando a Copa do Mundo da FIFA 2014 chegar, a procura por hotéis e outros meios de hospedagem será intensa. Um tipo de acomodação que ganha cada vez mais espaço entre os turistas é a pousada. Até pouco tempo atrás, áreas do litoral e próximas ao ecoturismo concentravam estes estabelecimentos. Hoje, de acordo com a Pesquisa de Serviços de Hospedagem, divulgada pelo IBGE em abril deste ano, já são 1,5 mil pousadas distribuídas por todo o Brasil.

O Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem – SBClass, uma parceria do Ministério do Turismo e o Inmetro, colocou sete tipos de empreendimentos em condições para solicitar o uso de estrelas. A pousada é um deles. São estabelecimentos edificados horizontalmente, compostos por no máximo 30 unidades habitacionais e 90 leitos, com serviços de recepção e alimentação.

Para estampar uma ou duas estrelas, os requisitos são semelhantes. Serviço de recepção aberto por 12h e acessível durante 24h; programa de treinamento para empregados e troca de roupas de cama e banho em dias alternados; medidas permanentes para redução do consumo de energia elétrica e de água. A única diferença é a forma de pagamento: para a pousada com duas estrelas, é obrigatório aceitar cartão de crédito e débito.

Para os interessados em adquirir a terceira estrela, os critérios aumentam. É necessário disponibilizar serviço de guarda dos valores dos hóspedes, troca diária de roupas, bar, restaurante, mini refrigeradores em 100% das unidades habitacionais, berço para bebês. O hóspede também deve ter direito a um espaço para reclamações – e a pousada deve contar com métodos de monitoramento de expectativas e impressões.

A quarta estrela indica facilidades como televisão em todas as habitações, café da manhã no quarto, room service por 12h, lavanderia, salão de jogos, sala de estar com televisão e acesso à internet nas áreas sociais. A gastronomia também tem lugar marcado: a preparação de dietas especiais pela cozinha da pousada é um item a ser observado.

Já a classificação máxima para este tipo de hospedagem poderá ser concedida à pousada que trabalhar todos os requisitos e adicionar algumas comodidades. Os quartos devem ter TV por assinatura. Além disso, espaço para leitura, piscina, instalações para recreação de crianças, café de manhã, almoço e jantar e serviço à la carte no restaurante devem estar à disposição dos hóspedes.

registrado em:
Fim do conteúdo da página