Voos entre Brasil e Turquia serão diretos
Os voos que ligam o Brasil a Turquia ficarão duas horas mais curtos, a partir do próximo domingo (28) e deverão se tornar diretos nos próximos meses. O anúncio foi feito hoje (22) pelo ministro da Cultura e do Turismo turco, Ertuğrul Günay, durante reunião com o ministro do Turismo, Luiz Barretto, no Rio de Janeiro. Atualmente, são três partidas semanais, com a oferta total de 750 assentos e duração de 16 horas.
"Assim como o Brasil, a Turquia passa por um momento de crescimento econômico e nós queremos aproveitar a ocasião para estimular os negócios entre os dois países", disse Günay.
Para o ministro Barretto, a maior oferta de voos permitirá mais intercâmbio entre os países. "A Turquia pode nos proporcionar um contato maior com o Oriente Médio e a porção ocidental da Ásia", afirmou.
Barretto propôs ao colega incentivar grupos hoteleiros turcos a investir no Brasil, aproveitando as linhas de financiamento recém-lançadas para a construção e reforma de hotéis. No total, os recursos disponíveis no BNDES e nos bancos do Nordeste, do Brasil e da Amazônia - a juros baixos e prazos de pagamento que podem chegar a 20 anos - somam R$ 1,8 bilhão.
"Com crédito e um mercado consumidor crescente, o Brasil pode ser uma opção de investimento tão interessante quanto aos países vizinhos à Turquia, nos quais os senhores costumam investir", disse Barretto.