Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > Ministro participa de formatura de 1,3 mil trabalhadores do turismo
Início do conteúdo da página

Ministro participa de formatura de 1,3 mil trabalhadores do turismo

Programa de qualificação do Governo de Pernambuco beneficiou 17 municípios e deve atingir 13,5 mil profissionais e empresários do setor até o final deste ano
  • Publicado: Terça, 28 de Julho de 2009, 21h30
  • Última atualização em Quarta, 29 de Julho de 2009, 13h24
  • Acessos: 905

O ministro do Turismo, Luiz Barretto, e o secretário de Turismo de Pernambuco, Sílvio Costa Filho, entregaram hoje, no Centro de Convenções de Recife, certificados de conclusão de curso a 1,3 mil pessoas que participaram do programa de qualificação Bem Receber. Criado pela secretaria estadual de Turismo, o programa prevê o treinamento de mais 13,5 mil pessoas até dezembro. Alunos de 17 municípios pernambucanos fizeram parte da primeira turma. "Além de melhorar o atendimento ao turista, esse curso dá mais autonomia e segurança aos profissionais", disse o ministro. "Com acesso ao conhecimento, surgem as oportunidades para que cada um passe a fazer parte do universo de mais de seis milhões de pessoas que trabalham no turismo brasileiro."
 
O curso, que tinha disciplinas de empreendedorismo, noções de turismo e qualidade no atendimento, foi aberto tanto aos trabalhadores quantos aos empresários do turismo. O secretário Silvio Costa Filho pretende formar 50 mil pessoas até a Copa de 2014. "Precisamos estar prontos para atender com qualidade a demanda turística crescente", afirmou. Aluno do Bem Receber, o comerciante Leonardo Ribeiro, do município de Santa Maria da Boa Vista, descobriu durante as aulas que poderia ampliar o espaço de sua empresa, o Bar do Léo. “Quando entendi a importância do bom atendimento, percebi que minha clientela só iria aumentar", disse.

Os cursos foram ministrados por computador, de acordo com a disponibilidade de tempo dos alunos. O controle de presença e o monitoramento das tarefas proposta também eram feitos a distância. Mas, ao final de cada módulo, os alunos se reuniam em suas cidades para seminários presenciais. A flexibilidade proporcionada pelas aulas por computador permitiu que mais gente fizesse o curso. "Como trabalho das 22h às 6h, estudava à tarde", disse o recepcionista de hotel Antônio Avelino, de Caruaru.
 
Iniciativas de qualificação de mão de obra como a do governo de Pernambuco são complementares às do Ministério do Turismo. Em agosto, terão início as aulas piloto de espanhol e inglês nas cidades do Rio de Janeiro e Salvador para trabalhadores que lidam diretamente com os turistas, como garçons, taxistas, policiais das delegacias de turistas e recepecionistas. Nos próximos meses, os cursos serão estendidos às outras dez cidades-sede da Copa de 2014. O Ministério pretende capacitar 306 mil profissionais até 2014.

registrado em:
Fim do conteúdo da página