A importância do inventário turístico
A necessidade de realização do inventário dos atrativos turísticos, equipamentos, da infraestrutura e dos serviços nas cidades brasileiras foi um dos assuntos que dominou os debates no I Encontro Nacional das Cidades Históricas e Turísticas. O evento, promovido pelo Ministério do Turismo (MTur) em Paranaguá (PR), discute propostas para aumentar a competitividade destes destinos.
“O inventário é o alicerce da casa”, comparou a professora da Universidade Franciscana de Santa Maria, Norma Moesch, profissional com quase 40 anos de experiência na área de turismo. A professora participou da elaboração da metodologia adotada pelo MTur, hoje aplicada nos estados brasileiros.
A inventariação turística facilitará o mapeamento e a identificação das cidades históricas com potencialidades ainda não reconhecidas, ao mesmo tempo que reforça a vocação dos municípios com sítios históricos e culturais consagrados.
O MTur pretende estimular a realização dos inventários, sobretudo nos 65 destinos indutores, ampliando o banco de dados do Invitur, sistema que armazena as informações colhidas pelos municípios.