Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > Saiba como ser um empresário legal
Início do conteúdo da página

Saiba como ser um empresário legal

Programa Empresa Formal, Turismo Legal promove neste sábado (19), na Torre de TV, em Brasília (DF), o Dia do Empresário Legal
  • Publicado: Sexta, 18 de Junho de 2010, 09h33
  • Última atualização em Sexta, 18 de Junho de 2010, 10h25
  • Acessos: 809

Se você atua no setor de turismo, mas ainda não tem o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), saiba como abrir a sua empresa e se tornar um microempreendedor individual. Se já tem uma empresa na área de turismo, saiba como fazer o registro no Cadastur e usufruir das vantagens do sistema do Ministério do Turismo (MTur).

Para esclarecer as dúvidas dos empresários do setor e mostrar os benefícios da formalização, o MTur, em parceria com a Fundação Universa e apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), promoverá neste sábado (19), na Torre de TV, em Brasília (DF), o Dia do Empresário Legal.

O evento contará com a presença do atleta brasiliense Cézar Castro, primeiro brasileiro a conquistar medalha no Circuito Mundial de Saltos Ornamentais. Castro participou dos Jogos Olímpicos de Atenas (2004) e Pequim (2008).

A ação de mobilização faz parte do programa Empresa Formal, Turismo Legal e será promovida nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 e em 48 destinos indutores do turismo brasileiro. O objetivo é estimular a formalização das empresas e trabalhadores do setor turístico por meio da conscientização, capacitação e mobilização e, assim, aprimorar a gestão e a qualidade dos serviços turísticos.

“Ao se cadastrar no MTur, além de cumprir uma exigência legal, o prestador de serviços turísticos ganha visibilidade e credibilidade frente ao turista. Além disso, tem acesso facilitado às linhas de financiamento do governo federal e aos programas do MTur”, destaca a coordenadora-geral de Serviços Turísticos do MTur, Rosiane Rockenbach.

Para os empresários cadastrados no MTur, o Sebrae disponibilizará, ainda, cerca de 15 mil vagas em cursos presenciais e a distância, em diversas áreas do turismo. O cadastro dos meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, guias de turismo e acampamentos turísticos, junto ao MTur, é obrigatório.

O foco do Empresa Formal, Turismo Legal são as empresas e prestadores de serviços turísticos que atuam nos segmentos de Alimentação (garçons, auxiliar de garçom, atendentes, feirantes e vendedores ambulantes de produtos alimentares); Transportes (recepcionista de locadoras, motoristas de ônibus de turismo e taxistas); Receptivo Local (Agente de viagem, operador de turismo e guia de turismo); Meios de Hospedagem (mensageiro, capitão, porteiro, recepcionista e governanta); Entretenimento (monitores, condutores e atendentes); e Negócios e Eventos (recepcionistas, atendentes e tradutores).

“Formalizar empresas e empregos é um passo fundamental para colocar o Brasil entre os principais destinos turísticos do mundo. Por isso é preciso encarar os desafios e oportunidades do setor com maturidade e planejamento”, ressalta o consultor da Fundação Universa, Fabio de Mello.

Para mais informações acesse o site www.empresaformalturismolegal.org.br.

registrado em:
Fim do conteúdo da página