Turismo religioso: MTur recebe arcebispo de Recife

Autor:Ascom/MTur
MTur recebe arcebispo de Recife
O secretário nacional de Programas de Desenvolvimento de Turismo do ministério do Turismo, Fabio Mota, e o secretário nacional de Políticas de Turismo, Vinicius Lummertz, receberam nesta quarta-feira (9), o arcebispo da Arquidiocese de Recife e Olinda, Dom Fernando Saburido; o prefeito de Igarassu (PE), Mário Ricardo; o secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa, e o deputado do PTB, Jorge Côrte Real.
O grupo veio tratar da construção de um parque no município de Igarassu, a 30 km de Recife, uma obra de incentivo ao turismo religioso e histórico na região. Igarassu é o primeiro município de Pernambuco e abriga a igreja mais antiga do Brasil: a de Cosme e Damião (1535). A obra completa vai reunir ainda um parque, um centro de atendimento ao turista e um monumento a Santo Antônio, além de um museu que retrata a história do açúcar.
“Queremos resgatar a história a partir dos engenhos de cana. Há muitas capelas na região e religiosidade mas não há infraestrutura necessária. Precisamos de recurso para iniciar o projeto e a obra”, disse o prefeito de Igarassu, Mario Ricardo.
No futuro, o grupo quer viabilizar a criação dos Caminhos de Santo Antônio, assim como já existe os Caminhos de Santiago da Compostela na Espanha. Pernambuco já é conhecida por outras rotas religiosas como em Nova Jerusalém, onde é encenada a Paixão de Cristo e Guarabira, onde fica o memorial Frei Damião.
“O Brasil pode ter produtos semelhantes aos de Santiago de Compostela e devemos nos organizar para isso, pois o turismo religioso no Brasil já ostenta grandes números”, afirmou Vinicius Lummertz.
O turismo religioso é um dos segmentos que mais cresce no mundo. No ano passado, motivou a viagem de 1,17 milhão de brasileiros pelo país e trouxe 16,3 mil visitantes estrangeiros, de acordo com o Ministério do Turismo.