Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > Brasil terá selo de qualidade em 2011
Início do conteúdo da página

Brasil terá selo de qualidade em 2011

A implantação da certificação para prestadores de serviços turísticos foi tema de palestras no Núcleo de Conhecimento do Salão do Turismo
  • Publicado: Sábado, 29 de Mai de 2010, 00h15
  • Última atualização em Sábado, 29 de Mai de 2010, 12h11
  • Acessos: 539

São Paulo (29/05) – A lei cabe em uma folha, mas seus efeitos terão enormes repercussões no turismo brasileiro. A referência, do diretor do Ministério do Turismo, Ricardo Moesch, trata da Lei 11637/07, que dispõe sobre a criação do Selo de Qualidade no Turismo e foi o tema de debate neste sábado (29) no Salão do Turismo.

O diretor de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico estima que o selo chegue ao mercado em 2011. A certificação é para hotéis, agências de viagens, transportadores turísticos, parques temáticos entre outros segmentos do turismo. “A implantação do selo é uma medida fundamental para melhorar a imagem e a qualidade dos serviços e produtos brasileiros”, avalia Moesch, acrescentando que ao adotar sistemas de qualidade o país está seguindo uma tendência mundial.

Ao afirmar que a adesão ao selo é voluntária, o diretor do MTur explicou que existe certa confusão em torno do programa de qualidade. Segundo ele, o Ministério trabalha com três conceitos: cadastro, classificação e certificação. A obrigatoriedade é somente para o cadastramento no sistema Cadastur para oito segmentos, entre os quais agências de viagens, transportadores e meios de hospedagem, de acordo com a Lei do Turismo. A classificação e o selo são de adesão voluntária.

O modelo de selo do Chile foi apresentado no evento pelo coordenador do Programa de Qualidade de Serviços Turísticos chilenos, Cláudio Garrido. Participaram também da mesa de debates a coordenadora-geral de Serviços Turísticos do MTur, Rosiane Rockenbach, o diretor de Qualidade do Inmetro, Alfredo Lobo, e o consultor do projeto do selo, José Augusto.

O processo de implantação do selo é uma iniciativa do MTur em parceria com o Instituto de Metrologia, que será o órgão acreditador, e a Sociedade Brasileira de Metrologia (SBM). A idéia, segundo Moesch, é de se criar um selo também para os países do Mercosul.

registrado em:
Fim do conteúdo da página