O Brasil na Espanha
Brasília, DF (17/01/2011) – Novas ações de promoção e interação com o público irão marcar a participação da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) durante a 31ª edição da Fitur 2011 – Feria Internacional de Turismo, que acontecerá em Madri, na Espanha, entre 19 e 23 de janeiro.
Ao visitar o espaço do Brasil no evento, o público terá a oportunidade de conferir seus conhecimentos sobre destinos turísticos brasileiros por meio de um jogo de perguntas. As questões do jogo serão divididas entre os segmentos definidos no Plano Aquarela – Marketing Turístico Internacional: Sol e Praia, Cultura, Negócios e Eventos, Natureza e Esportes. Os jogadores que obtiverem maior pontuação no ranking do dia, receberão kits promocionais da Embratur.
Outra novidade que o Instituto Brasileiro de Turismo apresentará durante a Fitur é a possibilidade de o visitante fazer o download do aplicativo para telefone celular, desenvolvido pela Embratur, que permite rápido acesso a informações sobre patrimônio e arquitetura, atrações culturais, atrações ao ar livre, lazer e compras de viagens a destinos turísticos do Brasil. O guia também disponibiliza fotos e rotas de acesso por meio do Google Maps, onde o visitante poderá identificar os atrativos mais próximos.
No primeiro dia do evento, a Embratur realizará um coquetel no estande para profissionais de turismo e jornalistas. No sábado (22/01), quando a feira receberá o público final, está prevista uma oficina de percussão. O estande também será palco de apresentações de ritmos típicos, como frevo, forró, maracatu, bossa nova e samba.
A Feira Internacional de Turismo é um evento realizado para promover o encontro de profissionais de turismo – com dois dias abertos ao público final – com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento do turismo, reunindo em uma única ocasião ações comerciais e de marketing.
Em 2010, participaram 10.966 expositores de 166 países e regiões. Foram recebidos 211.718 visitantes, destes, 124.644 foram profissionais e os demais, público final. Além disso, foi registrada a presença de 7.352 jornalistas.
O estande da Embratur na Fitur de 2011 terá 848m², entre térreo e mezanino. O espaço contemplará áreas para reuniões, eventos, além de mesas e módulos para os 43 co-expositores, entre eles destinos turísticos, companhias aéreas, hotéis e operadoras de turismo.
Para potencializar a divulgação do Brasil em Madri, antes, durante e depois do evento, ônibus estão circulando na cidade com imagens de destinos turísticos brasileiros, desde novembro do ano passado. A acão só terminará em 4 de fevereiro. Um grande painel do Cristo Redentor também foi aplicado em um edifício no Paseo de las Castellanas. Também haverá peças publicitárias do Brasil no catálogo oficial e no mapa dos pavilhões da Fitur.
Perfil do turista espanhol – A Espanha é um mercado de altíssima prioridade para a promoção turística brasileira. O país é o nono maior emissor de turistas para o Brasil – em 2009, o país recebeu 174 mil visitantes espanhóis.
De acordo com o Estudo da Demanda Turística Internacional de 2009, realizada pelo Ministério do Turismo, 34,7% dos visitantes espanhóis que vieram ao Brasil buscou o país por motivo de lazer e 21,6% buscaram destinos brasileiros por negócios, eventos ou convenções. O gasto médio do turista da Espanha no Brasil foi de US$ 85,6 por dia, quando a motivação da viagem foi lazer. Quando a vinda ao país aconteceu por motivo de negócios, eventos ou convenções, o gasto médio diário foi de US$ 106.
As cidades mais visitadas motivadas por lazer foram Rio de Janeiro (RJ), Foz do Iguaçu (PR), Salvador (BA), São Paulo (SP) e Natal (RN). Já os turistas espanhóis que vieram ao Brasil a negócios, eventos e convenções buscaram São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Foz do Iguaçu (PR) e Belo Horizonte (MG).
A frequência aérea entre os dois países tem crescido nos últimos anos: se considerarmos apenas os voos regulares, TAM e Iberia têm, juntas, 31 voos diretos partindo de Madri – com entrada pelo Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador.