Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > Minas Gerais recebe Talentos do Brasil Rural
Início do conteúdo da página

Minas Gerais recebe Talentos do Brasil Rural

Projeto do MTur prepara 24 roteiros no entorno das cidades-sede para receber turistas da Copa do Mundo
  • Publicado: Quinta, 05 de Julho de 2012, 15h21
  • Última atualização em Quinta, 05 de Julho de 2012, 15h21
  • Acessos: 341

Brasília (DF) – O Ministério do Turismo promove no dia 10 de julho mais uma etapa do projeto Talentos do Brasil Rural com a realização de workshop no roteiro Caminhos Rurais da Mata Atlêntica de Minas, em Coronel Fabriciano (MG). Na ocasião, será entregue o diagnóstico do circuito e elaborado o plano de ação com a participação de agricultores familiares, empreendedores e entidades públicas e privadas.

O roteiro mineiro é o sexto a receber workshop do projeto, que está sendo executado em circuitos localizados próximos às cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA 2014. O objetivo do MTur é fomentar o turismo rural, criar opções de novos atrativos para os turistas do mundial, capacitar os representantes do circuito e traçar estratégias para estruturar o roteiro.

“A ideia é qualificar e preparar os 24 roteiros selecionados pelo projeto para receberem os turistas da Copa do Mundo, aumentando a oferta de atrativos e serviços nas diferentes regiões do país”, diz o diretor Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do MTur, Ítalo Mendes. Segundo ele, o workshop é um momento de diálogo os atores da cadeia turística do circuito. No evento é formado o grupo gestor e se define o processo de acompanhamento das metas estabelecidas no plano de ação.

Na última semana de junho, a ação ocorreu nos roteiros Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, e Serras Rurais do Sul de Minas, em Cambuí. O proprietário do empreendimento Sítio Mandaçaia, Raphael Comenale, foi eleito membro do grupo gestor do roteiro mineiro. Para ele, a realização do workshop foi importante pela expressiva participação de representantes da cadeia produtiva do circuito. “O projeto além de divulgar o turismo rural deixará um grande legado para a região. A copa é uma oportunidade para a reestruturação e fortalecimento do roteiro.”
 
Talentos Brasil Rural

O projeto é uma parceria dos Ministérios do Turismo, do Desenvolvimento Agrário, do Meio Ambiente, do Sebrae e da Agência de Cooperação Alemã. Tem como objetivos inserir produtos e serviços da agricultura familiar no mercado, agregando valor à oferta turística brasileira. Os circuitos, selecionados por meio de chamada pública em 2011, envolvem 54 municípios.
 

registrado em:
Fim do conteúdo da página