Campos do Jordão ganha centro de gastronomia
Um espaço e vários benefícios. Esse foi o princípio que norteou a criação do Centro de Treinamento em Gastronomia, que será inaugurado nesta quinta-feira (22), em Campos do Jordão (SP). Prefeitura e Ministério do Turismo (MTur) se uniram para atender a demandas sociais, econômicas e culturais do município, um dos principais destinos de inverno do país.
O centro será inaugurado pelo ministro do Turismo, Luiz Barretto. O MTur investiu R$ 780 mil e a Prefeitura de Campos de Jordão R$ 420 mil na reforma e aparelhamento do prédio histórico, onde funcionava a antiga rodoviária da cidade. A escola vai funcionar em regime de parceria público-privada, que será formalizada com uma instituição de ensino superior com experiência na área de gastronomia.
A expectativa da prefeitura é de que as aulas comecem em setembro, com a abertura de 90 vagas. Os cursos, com duração de três meses, são destinados à qualificação e formação de cozinheiros, ajudantes de cozinha, confeiteiros , padeiros, açougueiros, entre outros. Em seis laboratórios funcionarão uma cozinha pedagógica, padaria, pré-preparo, bar-café, chocolateria e espaço para preparação de embutidos e defumados. O centro terá também um restaurante, com foco na culinária regional, aberto ao público.
Campos do Jordão, um enclave multicultural, no alto da Serra da Mantiqueira, é requisitado destino de inverno e gastronômico. Neste ano, até o final da temporada do frio (maio a agosto), a expectativa é de que a cidade, com seus chalés de estilo europeu rodeados de araucárias, receba 2 milhões de visitantes.