MTur investe mais de R$ 10 milhões em atrativos turísticos no interior de São Paulo
O ministro do Turismo, Luiz Barretto, e o prefeito de São Bernardo do Campo (SP), Luiz Marinho, assinaram nesta segunda-feira (14), um convênio para revitalizar o Parque Estoril e a Prainha, no distrito do Riacho Grande. Dois dos principais pontos turísticos do município, os espaços receberão investimento de R$ 10,5 milhões do Ministério do Turismo (MTur). O evento aconteceu na Praça Olímpio Bassani, em frente à Subprefeitura do Riacho Grande.
O Parque Municipal Estoril, situado às margens da Represa Billings, no bairro Rio Grande, tem área total de 373 mil m², sendo 153 mil m² destinados à visitação turística. Está situado em área de preservação ambiental com forte presença de espécies da Mata Atlântica. Uma de suas principais atrações é um zoológico inaugurado em 1985 e que atualmente conta com 70 espécies e mais de 250 animais.
O ministro Barretto reforçou o potencial da cidade e da região. “O Turismo tem espaço para ser desenvolvido aqui no município. Mas é importante que existam iniciativas não apenas destinadas aos turistas de fora, mas aos próprios moradores que são turistas em potencial”.
Barretto enfatizou, ainda, que o Turismo de Negócios representa hoje 30% de todo o turismo brasileiro e que país é o 7º. em captação de eventos do setor no mundo. O ministro também pontuou que São Paulo é a 12º. cidade do mundo que mais capta eventos internacionais. Para Barretto, “São Bernardo do Campo tem tudo para aproveitar esse potencial”.
O prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, também mencionou os esforços da cidade para o turismo. “Estamos transformando a nossa cidade. Os nossos atrativos naturais representam bastante para toda a região. E vamos aproveitar esse potencial”.
O projeto de requalificação e revitalização do Estoril prevê a reforma dos quiosques, churrasqueiras, banheiros e lanchonetes, além da criação de novas estruturas turísticas, melhoria da acessibilidade, comunicação visual e infraestrutura. As intervenções terão o objetivo de transformar o espaço em referência em termos de ecoturismo, educação ambiental, desenvolvimento sustentável.
Já na Prainha, tradicional espaço de turismo náutico na Represa Billings, a parceria com o Ministério do Turismo permitirá a criação de um Centro de Informações Turísticas, implantação de passeios públicos e ciclovia, além da melhoria na infraestrutura de acessibilidade, piers, iluminação e requalificação urbanística e paisagística de toda a orla. Os recursos também serão utilizados em obras para melhorar a microdrenagem superficial e no remanejamento e implantação de redes de água e esgoto. A previsão de entrega das obras é para o começo de 2012.
Diagnóstico – na ocasião, o prefeito Luiz Marinho recebeu o diagnóstico sobre o potencial turístico de São Bernardo feito pela Associação Brasileira de Centros de Convenções e Feiras (Abraccef), a pedido do Ministério do Turismo. Nesse levantamento, quatro eixos prioritários de investimento para o turismo na cidade foram definidos.
O relatório da Abraccef aponta o circuito formado pela Via Anchieta, Riacho Grande, Parque Estoril e Represa Billings como as áreas que merecem atenção por possuírem características favoráveis à atividade turística.