Londres 2012: Talentos paulistas na terra, na água e no ar

Autor:Divulgação/MTur
Avenida Paulista (SP)

Autor:Divulgação/MTur
Catedral da Sé (SP)

Autor:Divulgação/MTur
Estação da Luz (SP)

Autor:Caio Pimenta
Ponte Estaiada (SP)
Brasília (DF) – Centro financeiro do país, o estado de São Paulo é também um dos principais celeiros do esporte nacional e uma joia de primeiro quilate no turismo brasileiro. Em Londres, durante os Jogos Olímpicos deste ano, o estado está representado em pelo menos 14 modalidades esportivas: por terra, água e ar, atletas paulistas se revezam carregando no peito a bandeira do Brasil e a esperança de levar o país ao pódio.
Se formassem um time, os esportistas paulistas da vela, nado sincronizado, maratona aquática e natação poderiam ser garotos-propaganda do Circuito das Águas Paulistas e do litoral do estado: Adriana Kostiw, Bruno Prada, Jorge Zarif e Robert Scheidt (vela); Nayara Figueira (nado sincronizado); Poliana Okimoto (maratona aquática); César Cielo e Fabíola Molina (natação). Entre as principais atrações turísticas dessas regiões estão roteiros em estâncias hidrominerais que oferecem banhos de imersão com sais e ducha escocesa, visitas a reservas naturais e atividades de ecoturismo em rios e cursos d’água – como o bóia-cross e a canoagem, além de passeios em cachoeiras e marés perfeitas para a prática de surf e outros esportes sobre as ondas.
Por outro ângulo
Olhando de cima, São Paulo é um verdadeiro mosaico cosmopolita. Mas quem anima subir às nuvens para admirar esse caldeirão de cultura, história e gente? Um passeio de helicóptero, uma escalada nas montanhas da Serra da Mantiqueira, um voo de parapente? Quem toparia essa aventura? O lema pode ser promovido por atletas paulistas que “domam” qualquer altura com muita ousadia e equilíbrio: Daniele e Diego Hypólito (ginástica olímpica) e Fabiana Murer e Mauren Maggi (salto).
Enquanto isso, os judocas Felipe Kitadai, Maria Altheman, Leandro Guilheiro e Tiago Camilo, a boxeadora Roseli Feitosa, Diogo Silva (taekwondo) e o esgrimista Renzo Agresta apostariam no que sabem fazer muito bem: “defender” cidades que oferecem atividades “desafiadoras”. O município paulista de Socorro é um exemplo: eleito pelo Ministério do Turismo destino-referência em Aventura Especial, é um dos roteiros mais procurados do país por portadores de deficiências físicas que são adeptos dos esportes de aventura. A explicação está nos números: a cidade possui pelo menos 25 modalidades esportivas completamente adaptadas para atender a esse público.
A “seleção paulista” em Londres conta ainda com a ala do tênis de mesa – Caroline Kumahara, Gustavo Tsuboi e Hugo Hoyama – , Fernando Reis (levantamento de peso) e as meninas do futebol: Thaisinha, Rosana Augusto, Francielle, Ester Aparecida, Erika Cristiano, Cristiane e Aline Pellegrino. Pelo chão, pelos ares, dentro d’água, com bola ou sem, esse time é um verdadeiro espetáculo de superação! São Paulo, com seus 645 municípios, também tem roteiros assim: show de bola, nos gramados, nas quadras, nas pistas, no turismo... show em tudo!