Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > Audiência pública debate proteção da criança nos Jogos Olímpicos
Início do conteúdo da página

Audiência pública debate proteção da criança nos Jogos Olímpicos

Turismo compartilhou estratégias de mobilização de agentes do setor no Rio de Janeiro e nas cidades-sede do futebol
  • Publicado: Terça, 07 de Abril de 2015, 14h12
  • Última atualização em Terça, 07 de Abril de 2015, 14h12
  • Acessos: 842
Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados

Autor:Deborah de Salles

Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados

Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados

Autor:Deborah de Salles

Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados

As Comissões de Turismo, Esporte e de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados promoveram, nesta terça feira, em Brasília, uma audiência pública em conjunto para debater estratégias de enfrentamento à exploração sexual infantil durante os Jogos Olímpicos Rio 2016.

Entre as ações do Ministério do Turismo sobre o tema destacam-se as palestras de sensibilização no Rio de Janeiro e demais capitais que sediarão as partidas olímpicas de futebol, como Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Salvador e São Paulo; além do apoio e divulgação da campanha do Governo Federal "Proteja, Não Desvie o Olhar".

O Ministério do Turismo tem um programa chamado Turismo Sustentável e Infância que mobilizas agentes ligados ao setor para que se tornem difusores das estratégias de prevenção e enfrentamento da exploração sexual na infância adotadas pela Pasta.

"Nosso intuito é atuar à frente de políticas que promovam a sustentabilidade social e conscientizem o turista para que, ao valorizar nossa cultura e conhecer o que há de melhor no país, possa nos ajudar a preservar a proteger os direitos das crianças e adolescentes", disse o coordenador geral de proteção a infância do MTur, Adelino Neto.

As experiências do Ministério da Justiça, da Secretaria de Direitos Humanos e da Polícia Rodoviária Federal durante a Copa do Mundo em defesa dos direitos dos menores também foram relatadas pelos respectivos representantes.

A audiência, de iniciativa dos deputados federais Hiran Goncalves, Valadares Filho e Antonio Jacome, também contou com a participação do diretor de relações institucionais do comitê organizador Rio 2016, embaixador Agemar Santos; além de parlamentares, estudante e demais representantes da sociedade civil. O evento foi transmitido em tempo real pelo portal da Câmara dos Deputados e teve a participação de internautas.

Clique aqui para ouvir declaração do coordenador Adelino Neto sobre o empenho do MTur na proteção dos direitos de crianças e adolescentes.

 shot

registrado em:
Fim do conteúdo da página