Ministro reforça importância do diálogo em reunião do CNT

Autor:Paulino Menezes /MTur
Abertura da 36ª reunião do Conselho Nacional de Turismo (CNT)

Autor:Paulino Menezes /MTur
Secretário Nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo, Paulo André

Autor:Paulino Menezes /MTur
Secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo do Ministério do Turismo, Fábio Mota

Autor:Paulino Menezes /MTur
O secretário de comércio e serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), Humberto Luiz da Silva (esquerda), ao lado dos representantes do MTur

Autor:Paulino Menezes /MTur
A pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), Patricia Morita também esteve presente na 36ª reunião do CNT

Autor:Paulino Menezes /MTur
Ítalo Mendes, diretor do departamento de Estruturação, Articulação, e Ordenamento Turístico do Ministério do Turismo

Autor:Paulino Menezes /MTur
A assessora especial do ministro, Suzana Dieckmann também discursou na reunião do conselho

Autor:Paulino Menezes /MTur
O secretário executivo do Ministério do Turismo, Valdir Simão, também esteve presente na reunião do CNT

Autor:Paulino Menezes /MTur
Secretários do ministério, ao lado do ministro Gastão Vieira e do presidente da Embratur, Flávio Dino

Autor:Paulino Menezes / MTur
Gastão Vieira conclamou os membros do Conselho Nacional de Turismo (CNT) a se unirem para enfrentar desafios e reforçar a importância do setor como atividade relevante para a economia nacional.
Brasília (DF) – “O governo está atento ao setor e não podemos nos esconder. Atravessamos um momento semelhante àquele no qual foi criado o Ministério do Turismo”. Com essa afirmação, o ministro do Turismo, Gastão Vieira, conclamou os membros do Conselho Nacional de Turismo (CNT) a se unirem para enfrentar desafios e reforçar a importância do setor como atividade relevante para a economia nacional. O pronunciamento foi feito hoje (21), durante a reunião do conselho, em Brasília.
Em seu discurso, Vieira lembrou que o governo federal tem dado atenção especial às pautas e reivindicações do setor. Segundo ele, o turismo e a construção civil são os segmentos em condições de dar respostas mais rápidas para amenizar eventuais efeitos da crise internacional, com o fortalecimento do mercado interno de viagens.
“O país aceitou o desafio de realizar grandes eventos ao mesmo tempo e o turismo é a face mais exposta nesse processo”, disse o ministro. Segundo ele, a pasta está dando respostas a essas expectativas, desenvolvendo ações de qualificação profissional e de infraestrutura para a preparação dos megaeventos. No entanto, ressaltou Gastão Vieira, a hora é de se pensar na implantação de políticas permanentes, em um planejamento que possa unir a iniciativa pública e a privada.
O ministro conclamou as entidades do conselho a reforçar o diálogo com o MTur em prol da competitividade do turismo nacional. O objetivo é aproveitar o momento de oportunidades e de apostas no crescimento da atividade. “O momento é de nos unirmos para acelerar o desenvolvimento do turismo no país”, afirmou.
Durante as manifestações dos membros do conselho, os assuntos mais recorrentes foram a retomada dos trabalhos das câmaras temáticas do CNT e a importância da inclusão do turismo no Plano Brasil Maior.