Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > Ministro inicia visitas aos destinos turísticos brasileiros de inverno
Início do conteúdo da página

Ministro inicia visitas aos destinos turísticos brasileiros de inverno

Objetivo é acompanhar as ações locais e o desenvolvimento turístico nas regiões serranas no início da alta temporada
  • Publicado: Domingo, 05 de Julho de 2009, 21h04
  • Última atualização em Segunda, 06 de Julho de 2009, 14h59
  • Acessos: 1112

Campos do Jordão (06/07) – O ministro do Turismo, Luiz Barretto, iniciou na manhã desta segunda-feira (6), em Campos do Jordão (SP), uma agenda de visitas a destinos clássicos de inverno do Brasil. O objetivo é acompanhar de perto as ações dos governos locais e o desenvolvimento de produtos e roteiros turísticos nas regiões serranas no início da alta temporada. De acordo com Barretto, “estar presente proporciona uma percepção apurada do governo federal sobre como a cidade se relaciona com o turismo”.

Durante os meses de junho e julho, aproximadamente 1 milhão de turistas sobem a serra paulista em busca de descanso e lazer. Para fomentar essa demanda, o Campos do Jordão e Região Convention & Visitors Bureau (CJRC&VB) criou o Circuito Mantiqueira, dentro das diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo. O roteiro integra atrações de sete municípios que têm em comum a biodiversidade da Serra da Mantiqueira, no Vale do Paraíba.

Em reunião com o presidente do CJRC&VB, Hans Otto Taube, o ministro avaliou a iniciativa como “uma ação fundamental para consolidar a vocação turística da região”. De acordo com Otto Taube, a missão do Circuito é “fazer com que todos entendam o turismo como uma alternativa viável de desenvolvimento, considerando, inclusive, que o setor já é uma das principais atividades econômicas nesses municípios. Esta atividade promove o desenvolvimento local e regional”.

Até agora, o MTur investiu cerca de R$ 6,6 milhões em infraestrutura e ações de qualificação nos municípios que fazem parte do roteiro. Para Barretto, “uma cidade turística só é boa quando é boa para o morador”, e as boas políticas para o desenvolvimento do setor só funcionam quando “os moradores estão qualificados e de braços abertos para o turismo da cidade”.

Em audiência no final da manhã desta segunda-feira (6), a prefeita da cidade, Ana Cristina César, e o secretário municipal de Turismo, Tércio Laurelli, apresentaram demandas e prioridades da cidade para o turismo. O projeto de reurbanização dos bairros Capivari e Abernéssia, por exemplo, prevê diversas obras de infraestrutura, como a remodelação do Mercado Municipal e o alargamento dos passeios públicos. O plano é de longo prazo e, conforme disse o ministro Luiz Barretto, “representa um projeto grandioso que vai mudar a cara da cidade”.

registrado em:
Fim do conteúdo da página