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Pará conhece as diretrizes da promoção do Brasil no exterior

Seminário da Embratur leva aos paraenses informações estratégicas sobre promoção internacional dos produtos turísticos brasileiros
  • Publicado: Sexta, 10 de Junho de 2011, 11h46
  • Última atualização em Sexta, 10 de Junho de 2011, 11h46
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Brasília, DF – As instituições de turismo do Pará tiveram a oportunidade de conhecer melhor as estratégias de promoção internacional do turismo no Brasil, as diretrizes do Plano Aquarela 2020 e ainda o papel da Embratur dentro do governo federal. A programação do “Seminário dos Estados”, realizado ontem (9), em Belém, foi iniciada com palestra de Walter de Carvalho, assessor da Presidência do Instituto Brasileiro de Turismo, que apresentou o plano estratégico até 2020 e mostrou dados sobre o fluxo de turistas estrangeiros no Brasil.
 
Segundo Carvalho, é fundamental aproveitar o momento único vislumbrado pelo setor turístico brasileiro. “A Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 trarão uma exposição inigualável para o país e nos possibilitará ampliar a divulgação das nossas cidades.”
 
Ele destacou ainda algumas metas previstas no Plano Aquarela e que possibilitarão um aumento considerável nas divisas. O número de turistas estrangeiros no Brasil durante a Copa do Mundo 2014 e os Jogos Olímpicos Rio 2016 deverão alcançar, respectivamente, 600 mil e 380 mil. “Com isso, projeta-se a entrada de US$ 15,5 bilhões com os gastos dos estrangeiros no Brasil até 2020.”
 
A Embratur também enviou para Belém alguns de seus principais técnicos para prestar esclarecimentos e estabelecer as bases para tais parcerias com as secretarias estaduais. Entre as principais colaborações, os estados podem abastecer o instituto com informações sobre os melhores produtos turísticos locais a serem comercializados fora do país.
 
Também foram dadas orientações sobre a utilização do Sistema de Convênios e esclarecidas dúvidas sobre o uso da Verba Descentralizada Internacional, que se destina à realização de ações de comunicação e promoção do turismo pelos estados e o Distrito Federal no exterior.
 
O seminário, o primeiro de uma série que vai se estender a todos os estados brasileiros, foi realizado em parceria com a Companhia de Turismo do Pará (Paratur) e o apoio da seção paraense do Sebrae. O presidente da Paratur, Adenauer Góes, foi uma das autoridades a prestigiar a apresentação da Embratur. Compareceram, ainda, Ludmila Soares, representando o Sebrae, e Rose Larrat, presidente da seção paraense da Associação Brasileira das Agências de Viagem (Abav).

 

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