Disputa promete ser acirrada pelas Olimpíadas de 2016
A expectativa pela decisão do Comitê Olímpico Internacional (COI) chega ao fim nesta sexta-feira (2). A partir das 10h, horário de Brasília, os membros da entidade iniciam a escolha sobre qual será a cidade-sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. Rio de Janeiro, Chicago (EUA), Madri (Espanha) e Tóquio (Japão) estão na disputa.
Cada cidade fará uma apresentação de 45 minutos, com intervalo para perguntas. O Rio será a terceira. Dos 106 integrantes do COI, 97 participam da primeira rodada de votação. O presidente da entidade, o belga Jacques Rogge, e os membros dos países na disputa não podem votar.
A eleição funciona da seguinte forma: será eleita a cidade que obtiver a maioria simples dos votos. Caso isso não ocorra, a menos votada será eliminada e então o processo de votação se repete. Se novamente uma candidata não conquistar 50% mais um dos votos, haverá então uma rodada final entre as duas cidades mais votadas para que seja escolhida a sede das Olimpíadas 2016.
Antes das quatro finalistas, foram eliminadas Praga (República Tcheca), Doha (Qatar) e Baku (Azerbaijão). Os critérios de avaliação seguiram quesitos como economia, infraestrutura, meio ambiente, segurança, transporte e acomodações.
A apresentação das candidaturas e a votação do COI acontecem em Copenhague, Dinamarca, no Centro de Convenções Bella Center.