MTur aperfeiçoa sistema de estatísticas sobre ocupação hoteleira
O Ministério do Turismo (MTur) está restabelecendo o acesso dos órgãos estaduais de Turismo ao ambiente de digitação de dados do Boletim de Ocupação Hoteleira (BOH) no Sistema de Indicadores Hoteleiros. Isso significa a retomada da inclusão de dados e geração de relatórios relativos à taxa de ocupação hoteleira e perfil dos hóspedes para o aperfeiçoamento das estatísticas brasileiras sobre turismo.
“O MTur está trabalhando no aperfeiçoamento e na implantação de uma metodologia padronizada de geração de indicadores de ocupação hoteleira e perfil dos hóspedes em meios de hospedagem que permita a comparabilidade das informações em nível nacional, regional, estadual e municipal”, explica a coordenadora geral do Departamento de Estudos e Pesquisas do MTur, Neiva Duarte. Ela mostrou as ações previstas para o futuro nesta quinta-feira (18) durante uma palestra no Encontro dos Coordenadores de Serviços Turísticos , em Caxias do Sul (RS).
O destaque será a criação de um grupo técnico de trabalho para discutir os usos da Ficha Nacional de Registro de Hóspedes – FNRH, como fonte de dados estruturantes, de uso compartilhado, envolvendo órgãos públicos (MTur, IBGE, Ministério da Justiça, Polícia Federal, MDIC, e seis representantes de associações de classes e sindicatos ). “Será o grande avanço para a estruturação e modernização do sistema”, conta a coordenadora do MTur.
A operação do SIH foi interrompida para manutenção e migração de dados centralizados na Embratur, que o operava anteriormente, para o Ministério do Turismo. O SIH é alimentado com informações do Boletim de Ocupação Hoteleira (BOH) e da Ficha Nacional de Registro de Hóspede (FNRH), aquela que o turista preenche quando chega ao hotel.