Pesquisa aprimora informações sobre o turismo
Rio de Janeiro (03/06) – O estudo sobre as Atividades Características do Turismo (ACTs), divulgado nesta quarta-feira (03) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apresenta definições mais precisas em relação ao trabalho publicado em 2008, que contém dados referentes ao período 2000-2003.
O levantamento “Economia do Turismo – Uma perspectiva macroeconômica 2003-2006” é resultado de um acordo de cooperação entre o Ministério do Turismo e o IBGE para avaliar o impacto das atividades relacionadas ao turismo na economia nacional.
Para aperfeiçoar o quadro das ACTs foram retirados do rol os empreendimentos e produtos que não tenham relação direta ou indireta com a atividade turística, como transporte de cargas e serviços de alimentação privativos (cantinas).
“Essa revisão significa que o Ministério do Turismo continua trabalhando com seus parceiros para que o país tenha informações cada vez mais precisas sobre a atividade”, avalia o ministro do Turismo, Luiz Barretto. “São dados que nos ajudam a orientar as políticas públicas e os investimentos privados para o setor”.
Junto com indicadores econômicos apurados por outras entidades, o estudo do IBGE servirá de base para o lançamento da conta satélite experimental em 2010.
“A incorporação de melhorias em relação ao estudo anterior é um passo muito importante para a construção da conta satélite do turismo”, observa o diretor de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, José Francisco Lopes.
Segundo ele, o MTur e seus demais parceiros também trabalham para elaborar estudos com dados sobre a economia do turismo nos estados, de forma que a conta nacional incorpore as variações regionais do país.