Temperatura baixa, vendas em alta
Sondagem realizada entre associados da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) mostra que, para grande parte deles, a temporada de inverno apresenta vendas 20% maiores, em comparação ao mesmo período do ano passado.
O número indica a recuperação do mercado, após um ano difícil. Em 2009, a temporada foi prejudicada pela gripe suína, que afastou muitos turistas dos tradicionais destinos de neve na Argentina e no Chile. Para 2010, a entidade mantém a previsão de crescimento em torno de 25% - percentual considerado excelente.
A maioria dos associados que respondeu à sondagem afirmou que vem obtendo crescimento expressivo no primeiro semestre, de 10% a 40%.A grande variação se deve ao fato de operadores e representantes trabalharem com ofertas muito distintas (doméstico, internacional, ecoturismo etc.).
Cenário favorável, com ressalvas – Entre os fatores que justificam o otimismo dos empresários estão dólar e euro baixos, economia brasileira em crescimento constante, aumento do poder aquisitivo e melhores negociações com fornecedores.
Entre os aspectos negativos, estão o fechamento dos aeroportos europeus, em função da nuvem provocada pela erupção do vulcão na Islândia, e a oferta restrita de assentos em voos internacionais para alguns destinos.
A Braztoa – A Associação Brasileira das Operadoras de Turismo reúne 77 associados, responsáveis por mais de 5 mil empregos diretos, 80% dos pacotes turísticos comercializados e 20% dos bilhetes emitidos no país.
Seus associados representam, com exclusividade, mais de 200 produtos entre companhias marítimas, redes hoteleiras, locadoras de veículos, companhias aéreas, cartões de assistência internacional, organismos de turismo, operadoras internacionais, parques de diversões, entre outros.