Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > MTur define estrutura do Plano Nacional do Turismo
Início do conteúdo da página

MTur define estrutura do Plano Nacional do Turismo

Documento com as diretrizes de crescimento do setor será apresentado à presidenta Dilma Rousseff
  • Publicado: Segunda, 31 de Janeiro de 2011, 14h05
  • Última atualização em Segunda, 31 de Janeiro de 2011, 14h05
  • Acessos: 580

Brasília, DF  – Profissionais do Ministério do Turismo e da Fundação Getúlio Vargas (FGV) reuniram-se hoje para escolher o formato do Plano Nacional do Turismo 2011-2014 (PNT 2011-2014). O documento apresentará ao setor produtivo, entidades representativas de classe, secretarias e empresas públicas de turismo nos estados e municípios quais os desafios a serem enfrentados e os resultados a serem conquistados. O grupo volta a se encontrar em 9 de fevereiro para avaliar e aprovar o arcabouço do PNT 2011-2014. Assim que o documento estiver finalizado, será entregue à presidente Dilma Rousseff.

Para o ministro do Turismo, Pedro Novais, é importante deixar claro para os parceiros qual o eixo de crescimento do setor. “Temos de somar forças para conquistar os nossos objetivos em comum e desenvolver o turismo brasileiro”, explicou Novais.

O PNT 2011-20114 destaca como prioridades a preparação para Copa do Mundo de 2014, a criação de oportunidade de trabalho e geração de renda com foco nos beneficiados pelos programas sociais do governo federal, o aumento da entrada de divisas internacionais por meio do turismo, a ampliação dos números de brasileiros em viagens nacionais e o aumento da competitividade dos destinos turísticos. Cada um dos cinco itens será detalhado por um projeto específico, com acompanhamento das metas alcançadas.

Uma das novidades apresentadas pelos técnicos da FGV é o acréscimo da matriz de responsabilidade no PNT 2011-2014. Ele definirá os entes públicos ou provados que serão responsáveis pela execução de cada um dos projetos.

Além do ministro Pedro Novais, participaram da reunião o secretário-executivo do MTur, Frederico Costa, o Diretor do Departamento de Estudos e Pesquisas, José Francisco, o diretor de Planejamento e Avaliação Turística, José Falcão, a futura secretária Nacional de Políticas do Turismo, Isabel Mesquita, a assessora da Presidência da Embratur, Kátia Bitencourt, e o coordenador de projetos do Núcleo de Turismo da FGV, Airton Pereira.
 

registrado em:
Fim do conteúdo da página