Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > As melhores experiências
Início do conteúdo da página

As melhores experiências

Empresários conhecem as melhores práticas de Turismo de Eventos e Negócios da cidade de São Paulo
  • Publicado: Segunda, 19 de Julho de 2010, 14h31
  • Última atualização em Segunda, 19 de Julho de 2010, 15h27
  • Acessos: 588

Foram quatro dias de reuniões, aprendizado, visitas técnicas e vivências com o principal representante do setor de turismo de eventos e negócios do país. São Paulo recebeu um grupo de 14 empresários que participaram da segunda etapa do programa Benchmarking em Turismo 2010 – Vivências Brasil.

O encontro, que terminou na última sexta-feira (16), foi realizado pelo Ministério do Turismo (MTur), em parceria com a Embratur, a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) e o Sebrae Nacional. Empresários de vários estados identificaram as práticas de excelência na captação de eventos e estímulo aos negócios, com o intuito de disseminá-las pelo Brasil. Reuniões com representantes de hotéis, organizações públicas e de grandes empresas de eventos fizeram parte da programação do Benchmarking 2010.

De acordo com a coordenadora-geral de Serviços Turísticos, Rosiane Rockenbach, São Paulo foi escolhida como destino desta etapa do Benchmarking por ser referência no setor. “A cidade recebe mais de 90 mil eventos por ano e 75% das maiores feiras do país. Existem práticas exemplares, que irão contribuir para o crescimento do turismo de eventos e de negócios em todo o Brasil”, disse ela.

Segundo a União Brasileira dos Promotores de Feiras (Ubrafe), em São Paulo existem mais de 380 mil m2 para a realização de feiras, congressos e exposições. As categorias de eventos mais realizados são os eventos socioculturais, reuniões e convenções, segundo dados da São Paulo Convention & Visitors Bureau.

Um dos destaques da programação foi uma palestra de Eduardo Sanovicz, representante da Reed Exhibitions Alcântara Machado. A empresa realiza 440 feiras por ano em 35 países, totalizando 90 mil expositores e mais de 6 milhões de visitantes. “Mantemos uma política permanente de troca de informações entre os executivos da empresa nos diversos países em que atuamos. Superamos os problemas que aparecem baseados nos nossos exemplos de sucesso”, disse ele.

Na apresentação de Jussara Leite, do Grupo Couromoda, as práticas mais destacadas foram o trabalho de fidelização e apoio aos clientes e expositores. Além disso, a questão sócio-ambiental é uma das preocupações do grupo: “Percebemos que a cada ano crescia a quantidade de resíduos, incluindo materiais reutilizáveis. Firmamos uma parceria com empresas que se capacitaram para dar a destinação correta a esses materiais. Mas o trabalho de conscientização com os expositores para utilizarem materiais recicláveis e evitarem o desperdício também é fundamental”, disse Jussara.

Mais um dia

Outra atividade realizada pelo Benchmarking, ainda na terça-feira (13) foi um City Tour pelo centro de São Paulo, com parada na Igreja da Sé. O foco de observação foi a estratégia adota pela Empresa de Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo, SPTuris. Com o lema “Fique mais um dia”, a empresa estimula que o turista de negócios estenda sua permanência e conheça as atrações turísticas da cidade.

Na quarta-feira (14), o grupo fez uma visita técnica ao Museu do Futebol, onde observaram o trabalho desenvolvido pela instituição para atender portadores de necessidades especiais.

O objetivo do programa é possibilitar que destinos turísticos brasileiros, com vocações semelhantes aos destinos visitados, tenham como referência as estratégias e os modelos observados e possam adaptá-los à sua cultura e às suas peculiaridades, tendo em vista o desenvolvimento da atividade turística no país.

registrado em:
Fim do conteúdo da página