Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > Experiências inovadoras de Petrópolis (RJ) serão avaliadas por equipe do Economia da Experiência
Início do conteúdo da página

Experiências inovadoras de Petrópolis (RJ) serão avaliadas por equipe do Economia da Experiência

Projeto propõe a valorização da história e cultura local na formatação de produtos turísticos
  • Publicado: Terça, 26 de Janeiro de 2010, 07h39
  • Última atualização em Terça, 26 de Janeiro de 2010, 08h36
  • Acessos: 833

Fundada em 1843 pelo Imperador Dom Pedro II, Petrópolis (RJ) era o local favorito para o veraneio da Corte Imperial. O clima ameno e a exuberância da flora da região serrana do Rio de Janeiro transformaram a cidade em um importante pólo turístico, que até hoje atrai artistas, intelectuais e turistas de todo o mundo. Repleta de construções históricas, a Cidade Imperial, como também é conhecida, está entre os destinos contemplados pelo projeto Economia da Experiência, que propõe a formatação de produtos inovadores que despertem a emoção, o prazer, a inspiração e satisfação dos turistas em um verdadeiro Tour da Experiência – proposta da marca do projeto. Para tanto, os empreendedores locais foram convidados a mergulhar no tema Império.

Como forma de vivenciar e analisar as experiências implantadas pelo destino, no período de 26 a 29 de janeiro, será realizada, em Petrópolis, uma visita técnica de representantes do Ministério do Turismo (MTur), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e Instituto Marca Brasil (IMB).

Segundo a coordenadora-geral de Produção Associada ao Turismo do MTur, Ana Cristina Albuquerque, esse é um momento de validação das propostas. “Vamos a campo conhecer os produtos propostos para verificar se proporcionam ao turista o verdadeiro tour de experiências”, explica Albuquerque.

Durante a visita, a equipe técnica do projeto Economia da Experiência visitará diversos empreendimentos que já concluíram a implantação das inovações. O objetivo é inspecionar se os produtos e serviços elaborados ou adaptados durante o projeto estão de acordo com o conceito de Economia da Experiência: inspirar, satisfazer e surpreender o turista por meio da cultura, história, gastronomia e artesanato locais.

Além disso, os técnicos analisarão o trabalho em rede entre o grupo de empresários, bem como a adequação das novas experiências ao tema definido pelo destino, “Sonhar faz parte da nossa história”.

Norteados pelo tema principal da cidade e do patrimônio histórico do Império, os estabelecimentos criaram a Rota Petrópolis Imperial, por meio da qual disponibilizam produtos turísticos que misturam cultura, gastronomia e ecoturismo. A “Cavalgada ao Luar”, por exemplo, uma das inovações oferecidas, propõe um passeio a cavalo em que é possível apreciar a paisagem da região de Itaipava ao som de canções de viola. Já o “Sarau no Museu Imperial” proporciona ao turista uma tarde de música, declamação de poemas e contos relacionados aos temas da época do Império.

Outra proposta dos empreendedores é “Encantos e Sensações da Serra Imperial”. Por meio da atividade, depois de uma recepção com chás e biscoitos caseiros, os turistas participam de uma caminhada até a cachoeira das Bromélias, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Quando retornam, são recepcionados com escalda pés e um almoço, preparado com produtos da pousada e da região, e inspirado na culinária da cultura negra. Tudo regado a muita história.

“Essas iniciativas mostram como os empreendedores e a própria comunidade se apropriou do conceito do Economia da Experiência que está essencialmente ligado à valorização da cultura, dos produtos locais, do artesanato, da história de cada destino, enfim de tudo que é único e que remete ao que é original e próprio do local”, explica a diretora do IMB, Daniela Bitencourt.

Os estabelecimentos visitados que forem pré-aprovados na avaliação, já receberão o selo de participante do Tour da Experiência. Posteriormente, após a etapa de avaliação conjunta do comitê, os estabelecimentos aprovados receberão um certificado de capacidade de emocionar, satisfazer, inspirar e surpreender o turista. Este será entregue, em cerimônia especial, durante o Encontro Nacional dos Empreendedores do Projeto Economia da Experiência, que ocorrerá nos dias 10, 11 e 12 de março de 2010, em Bento Gonçalves (RS).

O Projeto

O Economia da Experiência é uma parceria entre o MTur e o Sebrae com gestão do IMB e dos Sebraes UF. O objetivo é a adaptação da oferta turística de acordo com os conceitos inovadores da “Sociedade dos Sonhos” e “Economia da Experiência”, em que o principal objetivo é promover experiências únicas, originais e inesquecíveis aos turistas.

Para mais informações acesse o site www.tourdaexperiencia.com ou o blog projetoee.blogspot.com.
 

registrado em:
Fim do conteúdo da página