Classificação de hotel cinco estrelas em Brasília estimulará adesão do setor ao SBClass

Autor:Paulino Menezes/MTur
Empresário Paulo Octávio e sua esposa, Anna Kubitschek, o ministro do Turismo, Gastão Vieira e o secretário do Turismo do DF, Luis Otávio Neves

Autor:Paulino Menezes/MTur
Empresário Paulo Octávio, ministro Gastão Vieira e o secretário do Turismo do DF, Luis Otávio Neves

Autor:Paulino Menezes/MTur
Hotel Kubitschek Plaza inaugura placa de cinco estrelas
Brasília (DF) – O ministro do Turismo, Gastão Vieira, descerrou a placa de cinco estrelas do hotel Kubitschek Plaza, conquistada pela certificação oficial do Ministério do Turismo, nesta sexta-feira (19). O empreendimento é o terceiro da capital federal a passar pelo crivo do Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem (SBClass), implementado em 2011 pela pasta.
Para o ministro do Turismo, Gastão Vieira, a adesão dos empresários de grandes empreendimentos e redes hoteleiras ao sistema reforça importância do sistema para o desenvolvimento do setor. “A classificação é benéfica para o nosso cliente, que é o turista, e para a política do turismo. No momento que um hotel coloca essa placa, toma um passo importante para que outros hotéis sigam o mesmo exemplo”, disse Gastão Vieira durante a cerimônia, que reuniu, no hotel, autoridades do setor, o empresário brasilense e proprietário do estabelecimento, Paulo Octávio, e sua esposa, Anna Christina Kubitschek.
O apoio de Octávio ao programa de padronização dos estabelecimentos brasileiros, de acordo com o ministro, irá estimular o setor a buscar a classificação. “Todo empresário responsável quer garantir ao turista segurança, enquanto consumidor, de que o lugar que contratou para se hospedar corresponde à classificação correta”, assinala Gastão.
Paulo Octávio acredita que a classificação veio em boa hora, uma vez que o país terá uma maior movimentação de turistas com os megaeventos. “O Brasil vai crescer muito nos próximos anos, teremos grandes eventos nacionais e internacionais”, constatou o empresário. “É importante saber onde o visitante está se hospedando para não ter surpresas. Se ele vai para um hotel cinco estrelas, ele tem que ter um tratamento cinco estrelas. É um novo momento do turismo e da hotelaria no Brasil”, avaliou.
O SBClass foi desenvolvido pelo MTur em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A classificação por estrelas é feita exclusivamente pelo governo federal, com adesão voluntária pelos empresários, e representa um marco para a elevação da competitividade do turismo brasileiro.