Embratur premia agências japonesas que promovem o Brasil
A Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), por meio do Escritório Brasileiro de Turismo (EBT) no Japão, homenageou nesta quarta-feira (18), em Tóquio, agentes e operadores que promovem o Brasil no mercado asiático. A cerimônia na capital japonesa reuniu 120 pessoas do trade local que comercializam o Brasil como destino. No total, 17 empresas foram premiadas, na terceira edição do Tourism Award 2009, concedido pelo EBT da Embratur.
Durante a solenidade, o executivo do EBT em Tóquio, Laércio Branco, agradeceu às agências que ofereceram novos pacotes e destinos. A ideia é motivar as empresas a aumentar vendas e ofertas para o Brasil. Entre as categorias de premiação, houve distinções para melhor pacote de ecoturismo, melhor pacote para terceira idade, o melhor em vendas, além do mais criativo.
A premiação está de acordo com a estratégia de ampliação e fortalecimento da rede de distribuição dos produtos turísticos brasileiros comercializados naquele mercado. Aliado a outras iniciativas de promoção comercial – como feiras e seminários de vendas –, o objetivo é possibilitar que cada vez mais a indústria de turismo emissivo do Japão seja contemplada com informações técnicas sobre o Brasil.
Apesar de o Japão ter sofrido queda no mercado emissivo entre 2007 e 2008, o Brasil conseguiu incrementar em 28% o número de turistas vindos daquele país no ano passado. Em 2008, 81.270 japoneses visitaram o Brasil. Em 2007, foram 63.381 turistas. “O evento é fundamental para criar motivação no mercado. O EBT está premiando e reconhecendo quem trabalha para promover o Brasil com a criação de novos pacotes. Esperamos que mais empresas participem no próximo ano”, disse Branco.