Prodetur chega ao Maranhão
O Maranhão poderá ser o 19º estado a se candidatar à linha de crédito de US$ 1 bilhão do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID) para aplicar em projetos de interesse turístico. O governo estadual manifestou interesse em participar do Programa Nacional do Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) e vai receber uma missão técnica do Ministério do Turismo nos dias 14 e 15 de agosto.
É o primeiro passo para ingresso do estado no Prodetur. Os técnicos do MTur vão se reunir com representantes do governo do Maranhão para discutir os projetos prioritários para o desenvolvimento do turismo no estado. Um dos principais é o de recuperação e revitalização do centro histórico da capital São Luis, fundada pelos franceses em 1612. A cidade, Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) desde 97, completa 397 anos em setembro próximo.
Depois dessa primeira avaliação, o MTur vai trabalhar com o governo estadual na elaboração da carta-consulta, documento que detalha cada projeto que receberá investimento do Prodetur. Hoje, 25 estados e municípios têm cartas aprovadas pelo Ministério do Planejamento e passam pela fase de recebimento de visitas técnicas do BID. O último procedimento antes da liberação do empréstimo é a aprovação do contrato pelo Congresso Nacional.