Carteira de trabalho assinada
A adolescência ficou para trás e a fase adulta já começou. É hora de encarar o mundo de frente, assumir responsabilidades e garantir o próprio sustento. Assim pensa Rafael Marani, morador de uma comunidade carente de São Paulo (SP). Há alguns meses, ele fazia bicos na construção civil para ganhar alguns trocados e ajudar a família.
“Já vendi ferro velho, trabalhei com molduras de gesso e fiz pisos. Moro com minha família e precisava ajudar em casa”, disse. Segundo ele, um certificado de qualificação profissional fazia falta nas entrevistas de emprego. Não faz mais. Hoje, Rafael trabalha na organização de eventos de um renomado buffet da capital paulista e terá sua carteira de trabalho assinada em breve, pela primeira vez. Seus planos agora são outros, continuar se especializando e guardar um dinheirinho na poupança.
O sonho se tornou realidade graças ao apoio de dois parceiros, o programa Turismo Sustentável e Infância (TSI), do Ministério do Turismo (MTur), e a Associação de Prevenção e Atenção Humanizada (Epah). Por meio dessa união, Rafael e outros 99 jovens de comunidades da Zona Sul de São Paulo participaram de cursos de capacitação ligados ao turismo – garçom/garçonete, recepção de hotelaria, bartender e organização de eventos.
A formatura dos alunos aconteceu no último dia 10 e contou com a participação do secretário executivo do MTur e presidente da Embratur, Mário Moysés, da coordenadora-geral do TSI, Elisabeth Bahia, além de amigos e familiares. Muitos deles, como Rafael, nunca antes haviam tido uma formatura. E o motivo de comemoração para alguns era duplo: além receberem o certificado, cerca de 40% já estavam empregados.
Para o presidente da Embratur, a capacitação não poderia ter vindo em melhor hora. Segundo ele, com a realização da Copa do Mundo de 2014, a tendência é que o setor absorva cada vez mais trabalhadores, principalmente aqueles com conhecimento técnico. “Essa é a década de ouro do turismo brasileiro. Nosso setor terá um crescimento extraordinário. Aproveitem isso”, disse aos alunos.
Inclusão com capacitação
O projeto Inclusão Social com Capacitação Profissional foi criado em 2007 e já formou 1150 adolescentes e jovens em cinco estados – Ceará, Pernambuco, Paraíba, São Paulo e Santa Catarina. O objetivo é promover a inclusão social por meio do turismo e prevenir a exploração sexual. Atualmente, 600 alunos estão em processo de formação.