Intercâmbio da Melhor Idade
Na próxima terça-feira (03), representantes do Ministério do Turismo (MTur), do Serviço Nacional de Turismo do Chile (Sernatur) e da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) se reunirão com empresários participantes do programa Viaja Mais Melhor Idade (VMMI). O objetivo é dar seguimento ao acordo assinado na última semana pelo MTur e a Senatur para fortalecer o turismo social entre os países, com foco no público da terceira idade.
O encontro acontecerá em São Paulo (SP) e contará com a participação da coordenadora do Vacaciones Tercera Edad, Maria Francisca Rentamal. A ideia é que idosos brasileiros e chilenos possam conhecer roteiros dos dois países, gerando mais renda e emprego para ambos. Depois da reunião, Rentamal conhecerá alguns destinos que integram os pacotes do Viaja Mais Melhor Idade – Santos, Guarujá, Rio de Janeiro e Búzios. Praias e pontos turísticos também estão no roteiro.
A coordenadora geral de Eventos e de Apoio à Comercialização, Jurema Camargo Monteiro, e o coordenador do Viaja Mais melhor Idade, Enzo Arns, da Braztoa, acompanharão o percurso. De acordo com Jurema, o grupo também visitará os meios de hospedagem inseridos no programa: “Vamos apresentar um perfil de hotelaria competitivo, com padrão turístico. É importante mostrar o trabalho de qualidade que está sendo desenvolvido pelo VMMI e seus parceiros”.
Vacaciones Tercera Edad
O programa chileno existe há 8 anos. Somente no ano passado, mais de 32 mil idosos viajaram pelo projeto. O Vacaciones Tercera Edad foi o ponto de partida para a criação do Viaja Mais Melhor Idade, do MTur.
Pela primeira vez a Senatur vai inserir destinos no exterior como opção para os passageiros. O piloto desta iniciativa será o Brasil. O acordo assinado entre Brasil e Chile, durante a ABAV, prevê apoio a iniciativas para facilitar o intercâmbio de passageiros entre os dois países. É uma forma, segundo o documento, de promover o aumento de emprego e renda para as populações locais.