Cuiabá completa 296 anos

Autor:Gustavo Henrique Braga
Foto: Divulgação
A capital do Mato Grosso, Cuiabá, completa 296 anos nesta quarta-feira (8). Para comemorar a data, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso exibe, até o próximo dia 12, no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarrosa, a peça 'Cuiabá dos meus amores', que conta a história da cidade. Nesta quarta-feira (8) a apresentação será voltada apenas para autoridades, imprensa e convidados. Na quinta-feira (9), o teatro abre as portas para estudantes. E nos dias 10, 11 e 12, o espetáculo será aberto ao público a partir das 20h30.
A entrada são dois litros de leite, que serão doados para uma creche da região. Os ingressos estarão disponíveis até o dia do espetáculo, mas são limitados. Os pontos de troca são a Casa de Festas e o saguão principal da Assembleia Legislativa. Segundo a prefeitura de Cuiabá, serão realizados 39 eventos culturais durante a programação de aniversário, como a entrega dos prêmios do concurso fotográfico “Olhar Cuiabá” e mostras de cinema em diversos bairros.
Situada no Centro Geodésico da América do Sul, Cuiabá é conhecida como o coração do continente. Além disso, a cidade é a porta de entrada para destinos como o Pantanal e o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. Entre os atrativos da capital estão ainda o Centro Histórico e os pratos típicos, como o pacu assado.
Um projeto desenvolvido por empresários de Cuiabá foi reconhecido, no ano passado, pelo Ministério do Turismo, como referência para as boas práticas do setor. Chamado Tour Regular, o projeto foi montado por uma operadora local para resolver o problema do alto custo final dos pacotes - e permitir a venda de roteiros individuais de curta duração no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães.
Para melhorar as vendas, foi criado um sistema online compartilhado com empresas parceiras. O objetivo é identificar e divulgar as boas ideias desenvolvidas por destinos brasileiros, a fim de multiplicar essas iniciativas.
Ouça aqui comentário do secretário nacional de Políticas de Turismo do MTur, Vinicius Lummertz, sobre os objetivos do reconhecimento de boas práticas na área.
Leia mais:
Redução de custos ao turista é referência de boas práticas em Cuiabá