Para bem receber
Qualificar mais de 300 mil pessoas que atuam na linha de frente do receptivo turístico, como profissionais da hotelaria, bares, restaurante e locadoras de automóveis, não é tarefa fácil. Para somar esforços na implementação do programa Bem Receber Brasil, o Ministério do Turismo (MTur) contou com importantes parcerias. Uma delas foi com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) Online, para a implementação do Sistema de Gestão Acadêmica que será utilizado pelos estudantes no ensino a distância, acompanhamento pedagógico e avaliação.
A FGV Online tem como responsabilidade auxiliar as associações dos segmentos de Alimentação, Transporte, Receptivo, Hospedagem, Entretenimento, Negócios e Eventos na construção de “Trilhas de Aprendizagem”, colaborando para a produção do material didático e aperfeiçoamento das competências necessárias ao bom atendimento ao turista. As cinco entidades que fazem parte do Bem Receber Brasil colaboraram para a produção desse material e já se apropriaram do sistema, que além de ser utilizado pelos alunos servirá de banco de informações sobre o programa, embasando as entidades na tomada de decisões e definições de estratégias.
Segundo o Secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Frederico Costa, o Bem Receber Brasil trará benefícios visando além da Copa do Mundo. “O Ministério do Turismo exerce a importante função de otimizar a capacidade do receptivo no país. Essas ações vão perdurar, colaborando para a qualificação do atendimento aos turistas no país”, disse ele.
Regina Cavalcante, diretora do Departamento de Qualificação e Certificação e de Produção Associada ao Turismo, destacou a importância da complementação desse sistema: “O Bem Receber Brasil é um programa de grande porte, que oferecerá qualificação profissional a trabalhadores do setor turístico no Brasil inteiro. Sabendo dessas grandes proporções, deveríamos ter um programa de ensino à distância a sua altura”, disse ela.
“Devido à amplitude do programa, diferentes desenhos pedagógicos foram oferecidos como complemento do material proposto pelas associações: de rádioweb e e-learning até cursos presenciais e a oficinas vivenciais”, disse a professora Elisabeth Silveira, Coordenadora Pedagógica do FGV Online.
O Instituto Casa Brasil, que também é parceiro do MTur no programa, é responsável pela implementação do Observatório de Turismo, além de auxiliar na mobilização e divulgação do programa.
Bem Receber Brasil
O Bem Receber Brasil é um programa de qualificação profissional do MTur, em parceria com entidades do setor, que tem como objetivo capacitar o setor de turismo para atingir padrões internacionais de qualidade nos serviços turísticos. São elas: Associação Brasileira das Empresas de Turismo de Aventura (Abeta), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), Associação Brasileira das Empresas de Transporte Aéreo Regional (Abetar) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).