Roteiro Caminhos Reais: uma viagem no tempo
Brasília, DF (11/01/2011) – Que tal fazer uma viagem no tempo por regiões que retratam a auge do ciclo áureo brasileiro e, ainda, desfrutar quitutes da culinária típica mineira e aventurar- se em grutas e cachoeiras? Por meio do Roteiro Caminhos Reais, o turista vivencia a pluralidade mineira expressa na gastronomia, nas belezas naturais e na história.
Ao andar pelas ladeiras, igrejas, museus e casarios das cidades históricas mineiras de Mariana, Ouro Preto, São João Del-Rey, Tiradentes e Diamantina, o turista tem um retrato do barroco brasileiro e da riqueza do Ciclo do Ouro. Os passeios de trem e de charrete e as visitas aos ateliês de santeiros, carpinteiros e artesãos são uma boa pedida. Aos amantes da boa culinária, a gastronomia da região encanta pela variedade de quitutes.
Na capital Belo Horizonte, o moderno dá o tom ao Complexo da Pampulha e ao Museu de Arte Contemporânea de Inhotim, que reúne 40 hectares de jardins e um acervo arquitetônico de relevância internacional.
Para os aventureiros, a cidade de Sete Lagoas reúne cachoeiras e o Circuito das Grutas, no qual a Gruta do Rei do Mato destaca-se pela beleza das formações calcárias.
94 motivos para viajar pelo Brasil
As atrações fazem parte do Roteiro Caminhos Reais, estruturado pelo Programa de Regionalização do Turismo. Lançado em 2004, o programa trabalha o desenvolvimento do setor em todo o país e a gestão descentralizada. O objetivo é estruturar, diversificar e qualificar a oferta turística brasileira para inserir de forma competitiva o produto Brasil no mercado internacional. Os roteiros apoiados pelo programa estão reunidos na revista Roteiros do Brasil 2010. Para acessá-la, clique aqui.