Brasil marca presença nas principais feiras de turismo da América do Sul
A América do Sul é considerada um importante mercado para o turismo brasileiro. Proximidade geográfica, integração cultural e fluxo constante de pessoas vindas dos países vizinhos, inclusive por via terrestre, fazem com que a região ganhe destaque nas ações de promoção do Brasil no exterior. O Ministério do Turismo (MTur), por meio do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), vem incrementando os investimentos nos países vizinhos para atrair mais turistas ao Brasil.
Em novembro, serão realizados importantes eventos do setor, como a Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT), na Argentina, o Salão Internacional de Turismo e Tempo Livre, no Chile, a Feira Internacional de Turismo do Paraguai (FITPAR) e o Festival Brasil 2009, no Uruguai. São oportunidades valiosas para divulgar o país.
“Queremos promover todo o território nacional, incluindo destinos de praia, ecoturismo, turismo de aventura, cultural e histórico”, disse o executivo do Escritório Brasileiro de Turismo da América do Sul, João Carlos Vasconcellos. “A ideia é aproveitar as feiras de turismo nos países vizinhos para divulgar destinos brasileiros ainda pouco conhecidos pelos turistas sul-americanos”.
Argentina
O Brasil é bastante visitado pelos argentinos: 86,65% dos turistas daquele país já estiveram no país pelo menos uma vez. É estratégia da Embratur mostrar toda a diversidade de destinos que o Brasil oferece, promovendo outras regiões e cidades por meio de campanhas publicitárias, relacionamento permanente com a imprensa argentina e caravanas com operadores de turismo, entre outras ações. Durante a FIT, que será realizada de 14 a 17 de novembro em Buenos Aires, os 50 anos de Brasília terão divulgação especial. A capital federal será o tema que substituirá o painel da Bossa Nova, que marcou o estande brasileiro em 2008.
Paraguai
A sexta edição da FITPAR, que será realizada nos dias 7 e 8 no Centro de Convenções da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), em Assunção, será oportunidade para divulgar um produto turístico diferenciado. O Bureau de Resorts estará realizando uma palestra, organizada pelo Comitê Descubra Brasil, para promover o segmento junto a operadores e agentes de viagens. A apresentação é intitulada “Resorts en Brasil: un nuevo concepto de producto para el mercado de Paraguay”. O objetivo da palestra é o de desenvolver os resorts como produtos para o mercado externo e posicioná-los como estratégia de atração turística no trade local, em consonância com as atividades de difusão dos destinos brasileiros.
Chile
No Chile, outro importante mercado emissor, será realizada de 6 a 8 de novembro a Feira VYVA – Salão Internacional de Turismo e Tempo Livre, em Santiago, no Espacio Riesco, principal local para realização de grandes eventos da capital. O estande do Brasil, chamado "Brasil Sensacional", um dos maiores da feira, foi organizado pelo Escritório de Turismo da Embaixada do Brasil em conjunto com o Comitê Descubra Brasil, que terá um balcão para distribuir panfletos com seus produtos. Estarão presentes também secretarias e empresas de turismo do Amazonas, de Alagoas, da Bahia, de Minas Gerais, Pernambuco, do Rio Grande do Norte e de Santa Catarina.
No primeiro dia do evento, dedicado exclusivamente ao trade turístico, a embaixada, em conjunto com o comitê, realiza uma rodada de negócios entre operadoras e hoteleiros brasileiros com operadoras chilenas. Como a tônica do evento será os esportes radicais, grande parte dos painéis escolhidos para o estande do Brasil divulgará atrativos para potencializar o mercado.
O aumento do número de visitantes chilenos foi expressivo nos últimos três anos. Em 2006, o Chile ocupava o 11o lugar no ranking de emissores, com 148,3 mil turistas em visita ao Brasil. Hoje, são o quinto maior grupo de estrangeiros a visitar o país, depois dos argentinos, americanos, portugueses e italianos.
Uruguai
A Embratur também promove o Festival Brasil 2009, que ocorre em Montevidéu, Uruguai, dia 19 de novembro. O encontro, que reúne os operadores que mais venderam o Brasil como destino no último ano, é realizado pelo Comitê Descubra Brasil em parceria com a Embaixada do Brasil. A festa, no salão Las Condes, terá jantar e show de música brasileira. Haverá a presença de secretarias estaduais de turismo, promovendo os seus destinos (folhetos, banners, audiovisual, brindes). A intenção é conjugar a festa com um workshop contínuo durante o evento.
A participação brasileira no mercado da América do Sul se sustenta na parceria com os principais operadores, que formam os comitês Descubra Brasil, em todos os países da região, com o apoio das Embaixadas Brasileiras, que reforçam a divulgação do país. Apesar de o Brasil ser bastante conhecido entre os países sul-americanos, este é um mercado com potencial para crescer a partir da promoção de diferentes destinos e produtos, contemplando todos os segmentos de público.