Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > Cobra vira mascote do Salão do Turismo
Início do conteúdo da página

Cobra vira mascote do Salão do Turismo

Jiboia de dois metros vira uma das principais atrações do maior evento de turismo da América Latina
  • Publicado: Sexta, 03 de Julho de 2009, 21h14
  • Última atualização em Sábado, 04 de Julho de 2009, 18h06
  • Acessos: 1952

Uma jiboia de nove anos de idade tornou-se a mascote do Salão do Turismo. O réptil de dois metros, batizada de Regi Fêmea, é o grande atrativo do estande do Mato Grosso do Sul.  Nascida e criada em cativeiro, a cobra causou polêmica, mas logo despertou a simpatia dos visitantes, que pedem fotos e informações.

O dono de Regi e criador do Projeto Jiboia, Henrique Naufal, calcula que posou para mais de mil fotos desde o começo do Salão: “Algumas pessoas ficaram com receio, por falta de conhecimento sobre os répteis. Agora ela virou a estrela do evento”, conta. Regi Fêmea está acostumada com a presença humana, o que explica seu comportamento tranqüilo.

Henrique tem mais treze serpentes, entre jiboias e cobras píton. O cativeiro estimula o turismo de Bonito, em Mato Grosso do Sul. Ele recebe, na sede do Projeto Jiboia, que funciona na própria casa, a visita de turistas, da população local e de escolas. “Estamos desmistificando o universo das serpentes e com isso, alertamos para a conscientização ambiental”, aponta.

Os cuidados com a temperatura e umidade do ambiente devem ser constantes, bem como a alimentação, que é feita a cada quarenta dias com cobaias criadas em cativeiro. Para quem quiser ter uma cobra como bicho de estimação, Henrique ressalta que a compra deve ser feita num dos seis criadouros legalizados no Brasil, para coibir o comércio clandestino de animais.

Criadores legais:

·         Refúgio Arambóia – Amazonas

·         Sítio Xerimbabo – Pará

·         Fauna Brasílis – Rio de Janeiro

·         Pirapora MG – Minas Gerais

·         Japurá – São Paulo

·         Cobra-rei – Rio Grande do Sul

 

Projeto Jiboia: www.projetojiboia.com.br

registrado em:
Fim do conteúdo da página