Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > Pesquisa do Ministério do Turismo mapeia hábitos de consumo do turista brasileiro
Início do conteúdo da página

Pesquisa do Ministério do Turismo mapeia hábitos de consumo do turista brasileiro

Estudo avaliou o comportamento dos brasileiros e servirá para o desenvolvimento de novas estratégias de promoção e divulgação do turismo nacional
  • Publicado: Segunda, 02 de Novembro de 2009, 22h01
  • Última atualização em Segunda, 02 de Novembro de 2009, 22h01
  • Acessos: 1628

O Ministro do Turismo, Luiz Barretto, divulgará nesta quarta-feira (04) os resultados da pesquisa Hábitos de Consumo do Turismo Brasileiro. O estudo mapeou o comportamento e o posicionamento dos brasileiros sobre serviços e produtos turísticos. A análise será importante para a formulação de novas estratégias de promoção e divulgação do turismo nacional. Encomendado pelo Ministério do Turismo (MTur) ao Instituto Vox Populi, o levantamento aconteceu entre os dias 17 de junho e 7 de julho deste ano e ouviu 2.322 pessoas, maiores de 18 anos, das classes A, B, C e D.

METODOLOGIA

As entrevistas foram realizadas por telefone em onze capitais: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Salvador (BA), Recife (PE), Fortaleza (CE), Brasília (DF) e Goiânia (GO). Os entrevistados foram divididos em três grupos: clientes atuais (que fizeram alguma viagem nos últimos dois anos); clientes potenciais (que não viajaram, mas pretendem viajar nos próximos dois anos) e não clientes (que não viajaram e não pretendem viajar nos próximos dois anos).

Com os resultados, é possível traçar o perfil socioeconômico dos turistas que viajam e que pretendem viajar, verificar quais as expectativas em torno da viagem que será feita e as impressões sobre a viagem mais recente.

Entre as variáveis pesquisadas, estão: a fonte de informação; com quem viaja habitualmente; quando costuma viajar e qual a antecedência para programar e para comprar a viagem. Também há questões sobre forma de pagamento (se à vista ou a prazo); se compra pacote ou se viaja por conta própria; onde se hospeda; qual transporte utiliza normalmente; o roteiro de viagem preferido; a estimativa de viagens realizadas no Brasil por ano e a duração das viagens.

Verão 2009/2010

Na ocasião, o ministro Luiz Barretto também lançará novas peças publicitárias da campanha “Se você é brasileiro está na hora de conhecer o Brasil” (para o verão 2009/2010). A ação pretende estimular as viagens domésticas no país durante as férias. O litoral brasileiro é o tema de filmes publicitários e impressos, que serão veiculados em canais de televisão, Internet, revistas, jornais, cinemas, aeroportos e estações de metrô. A coletiva de divulgação da campanha e dos resultados da pesquisa será realizada no dia 4 de novembro, às 10h30, no Auditório Térreo do Ministério do Turismo (MTur).
 

registrado em:
Fim do conteúdo da página