Viaja Mais Jovem é lançado no Acre
O Acre é laboratório de um projeto pioneiro no país, que alia educação e turismo, propiciando viagens de conhecimento a estudantes da rede pública de ensino. Essa experiência será apresentada ao público na próxima segunda-feira (19), em Rio Branco, data de lançamento oficial do Programa Viaja Mais Jovem, iniciativa do Ministério do Turismo (MTur) em parceria com as secretarias de Turismo e de Educação do estado.
O projeto está abrigado no programa Viaja Mais do MTur, que já atende o público da terceira idade. O investimento na fase inicial é de R$ 400 mil para atender 600 estudantes da 7ª série e 45 professores, ao oferecer viagens de estudo gratuitas por municípios acreanos.
“Trata-se de mais uma ação do ministério para o fortalecimento do mercado interno e estímulo à prática do turismo educativo, social e cívico. É também uma oportunidade para que jovens carentes possam viajar e conhecer o seu próprio estado”, afirma o secretário Nacional de Políticas de Turismo do MTur, Aírton Pereira. Além dos estudantes o programa beneficia também os empreendimentos turísticos locais.
O secretário de Turismo do Acre, Cassiano Marques, avalia que a escolha do Acre para abrigar o projeto piloto “se deve ao fato de o estado registrar consideráveis investimentos na educação de seus jovens e suas crianças”. Para que o Viaja Mais Jovem se consolide, acrescenta, estão previstas várias ações que envolvem além da preocupação com o conteúdo pedagógico das viagens, a capacitação dos professores e sensibilização dos alunos para a cultura de viagem.
Os estudantes do Acre são os primeiros contemplados. O Viaja Mais Jovem será implementado também no Distrito Federal e na cidade de São Paulo.