FITUR 2010: Brasil aposta em novos destinos para atrair turistas espanhóis
O Brasil investirá na comercialização de novos destinos para atrair os espanhóis durante a Feira Internacional do Turismo (Fitur), uma das maiores do mundo. O evento, que deve atrair mais de 220 mil pessoas este ano, começa nesta quarta-feira (20) e segue até o próximo domingo (24), em Madri, Espanha. A exposição do Brasil para o mercado espanhol marca a primeira ação de divulgação do Ministério do Turismo (MTur), por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), naquele país em 2010.
Voltada para profissionais do turismo e também para o público final, a exposição de multiprodutos será dividida em quatro blocos: Congressos, Turismo Ativo (Cultura, Ecoturismo e Aventura), Salão de Conhecimento e Turismo Residencial. Para apresentar os produtos brasileiros durante a Fitur, o País contará com um estande de cerca de 800 m². O espaço homenageia os 50 anos de Brasília e conta com a participação de 47 co-expositores entre operadores de turismo, redes hoteleiras e órgãos de promoção dos estados brasileiros.
A agenda de promoção do Brasil na Espanha durante esta semana é intensa. Ontem foi realizado o workshop Brasil Sensacional para profissionais do mercado espanhol com a participação dos co-expositores brasileiros. Cerca de 200 agentes de viagens, operadores turísticos e representantes das companhias aéreas TAM e TAP participaram do evento, que contou com a presença da presidente da Embratur, Jeanine Pires.Ainda na terça-feira (19), Jeanine Pires representou o Brasil durante o V Fórum de Liderança Turística, organizado pela Exceltur (Aliança para a Excelência Turística), entidade que reúne os principais grupos e empresas turísticas espanholas. Na segunda-feira (18), a presidente da Embraturhaviarepresentado o ministro do Turismo, Luiz Barretto, na Conferência Ministerial Iberoamérica e União Europeia.
Mercado Espanhol
A Espanha é um mercado de altíssima prioridade para a promoção turística brasileira. O país é o nono maior emissor de turistas para o Brasil - em 2008 foram 202.600 visitantes espanhóis. A frequência aérea entre os dois países tem crescido nos últimos anos: se considerarmos apenas os voos regulares, TAM e Iberia têm juntas 16 voos diretos, o que corresponde a 6.792 assentos semanais partindo de Madri – com entrada pelo Rio de Janeiro e São Paulo. Além disso, a grande novidade foi a volta dos voos da Air Europa Madri/Salvador, que começaram no final de dezembro do ano passado com três frequências semanais.
Assessoria de Comunicação da EMBRATUR
(61) 3429-7725
http://aquarela2020.wordpress.com/
imprensa@embratur.gov.br
20/01/10