Agentes de viagem portugueses redescobrem o Brasil
O Ministério do Turismo (MTur), por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) acaba de formar mais 137 profissionais de turismo de Portugal por meio do curso “Agente de Viagem Especialista em Brasil”. A cerimônia de entrega dos certificados aconteceu no último domingo (27), em Lisboa (Portugal).
O treinamento on-line disponibilizou informações de qualidade com o propósito de apoiar a comercialização dos destinos e produtos turísticos brasileiros no País. A proposta é tornar os profissionais pró-ativos e seguros ao disponibilizar informações aos seus clientes, potencializando suas vendas e o turismo internacional no Brasil.
Na ocasião, os agentes também puderam conhecer o programa “Brasil Now”, idealizado pelo Instituto, e que identifica promoções oferecidas por companhias aéreas, hotéis e empresas de turismo a operadores internacionais que comercializam pacotes de destinos brasileiros no exterior.
Os profissionais de turismo também puderam conhecer detalhes do Brasil Network – página na Internet que apoia a comercialização do Brasil – e que foi recentemente reformulado. Agora, o site dispõe de um acervo de mais de seis mil imagens em alta definição, além de vídeos e uma área de download, com arquivos que dão suporte para o profissional que promove o Brasil no exterior, entre eles, banners, apresentações, informações sobre o Plano Aquarela – Marketing Turístico Internacional e manual de utilização da Marca Brasil.
Maior emissor de turistas europeus para o Brasil, e terceiro do mundo, Portugal é o país que oferece a maior oferta de voos da Europa para o País. Atualmente, são 55 frequências semanais, e mais de 10.500 assentos por semana. Em 2007, 280.438 portugueses escolheram o Brasil como destino, desses, 42,5% buscou o país pro motivo de Lazer e permaneceram, em média, 13 dias.
Especialistas em Brasil também no Uruguai
A Embratur também realizou a entrega de diplomas do curso “Agente de Viagem Especialista em Brasil” no dia 16 de setembro em Montevidéu, no Uruguai. O evento contou com a presença de 280 pessoas, entre profissionais de turismo, autoridades e imprensa. Além de receber material promocional do Brasil, os participantes do evento assistiram a um filme sobre a campanha “Brasil Sensacional!”, que ressalta a diversidade do turismo brasileiro e oferece ao visitante estrangeiro as diferentes experiências em uma mesma viagem ao Brasil.