Salvador (BA) recebe oficina contra a exploração sexual no turismo
O Programa Turismo Sustentável e Infância (TSI) do Ministério do Turismo (MTur) e o Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB) promovem nesta quarta (3) e quinta-feira (4), em Salvador, a segunda das 13 oficinas da fase Pró-Copa do Projeto de Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo.
As oficinas integram a segunda fase do projeto, que tem foco na Copa de Mundo de 2014, e deverão atingir, principalmente, empresários do setor como hoteleiros, agentes de viagem e donos de bares e restaurantes. Até o fim de novembro, todas as cidades-sede do Mundial e João Pessoa (PB) receberão o encontro.
Os objetivos são promover o diálogo entre os participantes em torno da temática, elaborar ações específicas para cada uma das treze cidades e prevenir os casos de violência sexual.
O Projeto de Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo foi lançado em março deste ano pelo ministro do Turismo, Luiz Barretto, e já formou 163 multiplicadores em todo país. As oficinas Pró-Copa deverão formar mais 390 agentes multiplicadores para desenvolver ações voltadas à garantia dos direitos da criança e do adolescente.
A previsão do Ministério do Turismo é que o país receba cerca de 600 mil turistas estrangeiros durante o evento.