Consultor no Circuito Aventura Acessível
São Paulo (29/05) – O consultor em acessibilidade Edison Passafaro, cadeirante desde os 19 anos, visitou o 5º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil na tarde desta sábado (29). Diretor da Cia. da Acessibilidade, Passafaro já visitou mais de 50 países e contou um pouco de suas experiências estande da Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta). “É importante que as pessoas saibam que o Brasil conta com 27 milhões de pessoas com alguma deficiência. Isso é mais do que a população da Austrália. Vejam o mercado consumidor que isso representa”, disse em sua conversa com os visitantes.
Entre suas experiências, Passafaro destacou a viagem de 30 dias que fez – sozinho – pela Rota 66, nos Estados Unidos. “Dirigindo um carro adaptado, fiz o trajeto sozinho, em 30 dias, me hospedando em hotéis e motéis do caminho. E conto nos dedos os meios de hospedagem que não estavam adaptados”, disse. O consultor lembrou ainda do mergulho que fez nas Ilhas Fiji acompanhado de Jean Costeau, filho de Jacques Costeau, e sua equipe. “Foi um grande privilégio, mas o melhor é poder provar que o cadeirante é capaz de uma série de atividades.”
Depois da apresentação, Edison Passafaro visitou a Trilha dos Sentidos, experimentando as sensações provocadas por algumas paisagens brasileiras, no Espaço Aventura Segura. O consultor ainda conferiu a tirolesa adaptada a deficientes físicos no Circuito Aventura Acessível, parceria do Ministério do Turismo e da Abeta. Ali, foi recebido pelo secretário de Turismo de Socorro (SP), Carlos Tavares. A cidade foi considerada destino referência em acessibilidade no turismo pelo MTur.