Embratur e estados discutem promoção internacional
A promoção dos produtos turísticos brasileiros no exterior foi tema de 27 encontros realizados pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) com os estados e o Distrito Federal, levando em conta a realização da Copa do Mundo 2014 e das Olimpíadas 2016. Os encontros, entre 29 de março e 30 abril, reuniram 637 gestores e técnicos das secretarias de turismo estaduais e municipais, além de representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e de Convention & Visitors Bureaux locais.
O objetivo das reuniões, que tiveram caráter técnico, e foram avaliadas por 95% dos participantes como positiva, foi apresentar o Estudo de Posicionamento de Produtos por Mercado, realizado pela Embratur em parceria com a Unesco, abordando as recomendações quanto à promoção dos produtos turísticos brasileiros nos mercados internacionais. Para o diretor de Produtos e Destinos da Embratur, Marcelo Pedroso, com a realização dos reuniões, o Instituto almeja alinhar o trabalho desenvolvido pelos estados para formatar e promover seus produtos turísticos no exterior.
Nos encontros com os gestores públicos, também foi apresentado o Plano Aquarela 2020 - Marketing Turístico Internacional do Brasil, com as estratégias de promoção do país para a próxima década, incorporando os dois grandes eventos esportivos. A diretora de Marketing de Produtos da Secretaria Estadual de Turismo de Minas Gerais, Fernanda Fonseca, ressaltou o alinhamento das informações apresentadas. “Observamos coerência entre os estudos realizados e as ações propostas, que são amplamente executáveis”, disse Fernanda.
Para o Secretário de Turismo de João Pessoa, Elzário Pereira Júnior, as reuniões mostraram “o interesse da Embratur em convidar os destinos do Brasil a andar juntos no planejamento das ações de promoção do Brasil até 2020”. Marcelo Pedroso explicou, ainda, que o projeto é o início de uma parceria que terá como frutos o fortalecimento da imagem do Brasil no exterior e o aumento da competitividade dos produtos brasileiros no mercado externo. “Sabemos que somente com alinhamento e coerência colocaremos o Brasil dentre os principais destinos turísticos mundiais”, observou.
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19/05/10