Roteiros para a alma
Brasília (16/09) – A Ópera Romana Peregrinações vai incluir destinos brasileiros nos seus roteiros já a partir de 2010. O anúncio foi feito durante encontro do ministro do Turismo, Luiz Barretto, com o administrador da agência de viagens oficial do Vaticano, padre Caesar Atuire, na última terça-feira (14/09), no Palácio do Vicariato, na Cidade do Vaticano. “Nós, da Santa Sé, queremos estabelecer parcerias para viagens ao Brasil, um país que oferece oportunidades únicas para se conhecer a experiência humana, a possibilidade de encontrar pessoas de várias raças e culturas”, afirmou Atuire.
Para o ministro Barretto, a entrada do Brasil nos roteiros da Ópera Romana vai permitir a divulgação do país entre milhares de católicos ao redor do mundo e mostrá-los um país que vai muito além de estereótipos. “O trabalho da agência do Vaticano vai permitir aos turistas conhecer um país que é muito mais do que nossas belas praias, que tem uma natureza exuberante no interior, um patrimônio histórico rico, igrejas, crenças e rituais religiosos seculares”, disse.
Os primeiros roteiros brasileiros– em fase de elaboração - serão apresentados na 38º Congresso da ABAV (Associação Brasileira de Agências de Viagem), em outubro, no Rio de Janeiro, a partir de quando serão iniciadas as vendas. A primeira grande ação de promoção internacional ocorrerá em junho de 2011, na Itália, durante a edição do Josp Fest (o Festival Internacional dos Itinerários do Espírito), que começou a ser organizado em 2009.
Roteiros – De início, estão previstas viagens para as cidades de São Paulo e Aparecida do Norte, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e cidades históricas de Minas Gerais, Recife e Salvador. Na visita ao Brasil, Atuire e sua comitiva deverão ser apresentados a outros grandes destinos de peregrinação brasileiros nas regiões Sul, Centro-Oeste, Norte e Nordeste (além de Salvador e Recife) e a destinos de ecoturismo como Foz do Iguaçu, a Amazônia e o Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí. “Vamos aproveitar nossa visita ao Brasil para divulgar o estilo de vida peregrino”, disse Atuire
A Ópera Romana foi criada em 1934 com o objetivo de levar peregrinos aos principais santuários do mundo, os chamados “itinerários do espírito”. Ao longo dos anos, tornou-se uma das maiores promotoras de tradicionais destinos católicos como Roma e Cidade do Vaticano, Lourdes e Fátima, em Portugal, Santiago de Compostela, na Espanha, e a Terra Santa. “A história e a credibilidade da Ópera Romana tornam histórica essa parceria com o Brasil, que deve proporcionar um grande impacto no fluxo turístico estrangeiro para nosso país”, afirmou o ministro Barretto.