Olhares do mundo sobre o Brasil do futuro
No apito final da Copa de 2010, todas as qualidades brasileiras estarão em evidência mundial. Hoje, o Brasil é o destino turístico mais desejado em quinze países e o segundo na preferência em outros seis mercados turísticos internacionais. Ocupa a sétima posição no ranking das nações que mais realizam eventos internacionais, tendo a cidade de São Paulo como primeira colocada das Américas. O país atingiu a meta de U$ 5,8 bilhões em divisas internacionais geradas pelo turismo e, pouco a pouco, distancia-se dos estereótipos relacionados ao “exotismo”.
A alegria, a criatividade e a juventude do povo brasileiro também são ativos de promoção do país no exterior. Por meio do Plano Aquarela, a Embratur trabalha com conceitos e estratégias para promover uma mudança de percepção sobre este novo Brasil. “Em 2020, queremos ser um país de onde o turista vá embora já pensando em regressar. Nosso objetivo é que o visitante compreenda a extensão e a intensidade de viver a experiência de estar do Brasil”, explica Marcelo Pedroso, diretor de Produtos e Destinos da Embratur.
Eventos excepcionais exigem metas, gestão e operação turística excepcionais. A Embratur pretende estimular a permanência de 25% dos turistas que vierem ao país motivados pela Copa de 2014, aumentando progressivamente o fluxo turístico em território nacional e a entrada de divisas internacionais por meio do setor. “Para estenderem sua estada em viagem pelo Brasil, nosso desafio é apresentar roteiros alternativos. Depois de assistir a um dos jogos, boa parte dos turistas perderá acesso aos ingressos, e essa é a oportunidade de trabalhar com destinos ricos, mas ainda pouco consolidados”, observa Pedroso.
Segundo ele, o processo de construção e atualização da imagem do país é resultado de lucros e dividendos históricos. “É como uma conta bancária: entre recebíveis e pagamentos, o que importa é o saldo. E, seguramente, hoje temos qualidades que superam nossas carências. Vendemos o país da modernidade, da tecnologia, com diferenciais estratégicos no cenário internacional, potência exportadora, de vasta diversidade cultural e natural”, define o diretor.
SEMINÁRIO EM SÃO PAULO
Esses e outros assuntos foram destaques da pauta do Seminário Internacional de Futebol – Copa do Mundo 2014 no Brasil. A programação foi encerrada no fim da tarde desta quinta-feira (11), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Organizado pela Comissão de Esporte e Turismo da ALESP, o evento contou com o apoio dos ministérios do Turismo e do Esporte.