Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > MTur prestigia cerimônia de posse da Fenagtur
Início do conteúdo da página

MTur prestigia cerimônia de posse da Fenagtur

O ministro do Turismo, Vinicius Lages, esteve presente na posse da diretoria da Federação Nacional dos Guias de Turismo que reconduziu a presidente Irma Karla a mais um mandato
  • Publicado: Segunda, 03 de Novembro de 2014, 09h37
  • Última atualização em Segunda, 03 de Novembro de 2014, 09h36
  • Acessos: 594

Amanda Lavor

O Brasil conta hoje com quase 12 mil guias de turismo em situação regular, sendo que 70% dos profissionais que atuam na área são empreendedores individuais. Esses profissionais, responsáveis pelo acompanhamento e assistência aos turistas em suas viagens, levam de 400 a 1.000 horas para completar o curso técnico e estarem aptos a exercer suas atividades. O ministro do Turismo, Vinicius Lages, participou da cerimônia de posse da nova diretoria da Federação Nacional de Guias de Turismo – Fenagtur, entidade que defende e representa legalmente a categoria. A eleição e posse aconteceram no último sábado (1).

A profissão de guia de turismo é regulamentada pela Lei 8.623/93, que determina que o mesmo deva ser registrado no Cadastur, do Ministério do Turismo, que é o sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo. Entre as funções do guia de turismo está: acompanhar, orientar e transmitir informações a pessoas ou grupos, em visitas, excursões urbanas, municipais, estaduais, interestaduais, internacionais ou especializada.

Segundo a presidente reeleita para o triênio 2014/2017, Irma Karla Barbosa, a entidade pretende iniciar uma campanha de valorização dos profissionais a partir do ano que vem, com o objetivo de fortalecer a imagem dos guias de turismo e destacar a importância da atuação regular.

O ministro Vinicius Lages destaca que muitos avanços já foram conquistados. “A profissão de guia de turismo é a única regulamentada por lei no setor. No início deste ano o MTur publicou a Portaria 27/2014, que atualizou a legislação e esclareceu diversos detalhes sobre a profissão dos guias”, disse. A portaria, que estabeleceu requisitos e critérios para o exercício da atividade, dividiu os guias nas seguintes categorias: guia regional, guia de excursão nacional, guia de excursão internacional, guia especializado em atrativo turístico ou guia especializado em atrativo natural ou cultural.

A presidente da Federação, Irma Karla Barbosa ingressou na área turística há mais de 20 anos. A diretoria da entidade também passou a ser composta por Henrique Dantas (AL), Marcelo Resende (RJ), Hilson Cácio de Araújo (MT) e Rosicléia Martins (PR).

Clique aqui para ouvir comentáro do secretário nacional de Políticas de Turismo, Vinicius Lummertz, sobre os objetivos da portaria da respeito dos guias.

shot

registrado em:
Fim do conteúdo da página